Atualidade

Papa recebe pela primeira vez Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos da América viajou esta quarta-feira até ao Vaticano para se encontrar, pela primeira vez, com o sumo pontífice da Igreja Católica. É o primeiro ato oficial da visita de Donald Trump à Europa.

A visita começou com o tradicional cumprimento entre o Papa Francisco e Donald Trump, sem esquecer as fotografias protocolares.

Depois do cumprimento oficial, o Papa Francisco reuniu com o Presidente americano, num encontro privado que durou cerca de trinta minutos.

O sumo pontífice da Igreja Católica pediu a Donald Trump para que se empenhasse em fazer a paz. O compromisso da Igreja nos Estados Unidos com a assistência aos imigrantes foi outro dos temas abordados.

Após a reunião, foi o momento de apresentar a comitiva norte-americana, que incluiu o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, e o conselheiro de Segurança Nacional, Herbert Raymond McMaster.

Seguiu-se a típica troca de presentes em que Donald Trump ofereceu ao Papa uma coleção de livros de Martin Luther King, ícone da luta pela igualdade e pelos direitos civis nos Estados Unidos. Já do chefe de Estado do Vaticano, o Presidente americano recebeu uma cópia, em inglês, de uma mensagem do Papa, incluída no discurso do Dia Mundial da Paz, em que se sublinha a necessidade de combater as alterações climáticas e de proteger o ambiente. Donald Trump recebeu ainda uma escultura de uma oliveira, símbolo que representa a paz.

”Obrigado. Não me esquecerei do que disse”, foram as palavras de Donald Trump que encerraram a visita de Estado ao Vaticano.

O Presidente dos Estados Unidos diz ter saído da audiência com o Papa “mais determinado do que nunca a buscar a paz no mundo”.

[cycloneslider id=”papa-recebe-pela-primeira-vez-donald-trump”]

Donald Trump fez-se acompanhar pela esposa, Melania Trump, pela filha mais velha, Ivanka Trump, e pelo genro, Jared Kushner. O Presidente americano reuniu ainda com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *