Moda e Lifestyle

Paris fashion week fall/winter 2023

O mês de Janeiro trouxe consigo o início de uma das semanas da moda mais influentes de todo o mundo. 

As fashion weeks, que se estendem ao longo de quase todo o ano, mostram aquilo que de melhor se faz no mundo da moda e têm como principal característica a irreverência. Criadores de todo o mundo, dos mais novos aos veteranos, mostram nas suas criações as linhas e modelos que caracterizam as suas marcas. De vestidos invertidos a cabeças de animais feitas de materiais, os designers franceses mostraram mais uma vez dominar de forma exímia o mundo da moda. 

Fonte: Show Studio

Após uma semana introdutória em Berlim, chegou a vez das mais recentes tendências caminharem nas passadeiras parisienses. A primeira semana foi dedicada à moda masculina, enquanto que a segunda se centrou na Haute Couture.

A Paris Fashion Week men’s show fall/winter 2023, mostrou que a moda está cada vez mais fluida e que converge num ponto mútuo entre a moda feminina e a masculina. Num dos mais importantes eventos do mundo da moda, não podiam faltar marcas conhecidas como Saint Laurent, Givenchy, Commes des Garçons e Hermès. Mas os desfiles não se fizeram apenas de caras conhecidas: a semana da moda de Paris, só na categoria de moda masculina, abrigou 81 marcas e designers independentes.

A segunda semana da Paris Fashion Week, estendeu-se por quatro dias e, como manda a tradição, foi o palco das French Maisons (casas de moda francesas). As já veteranas casas Chanel, Christian Dior e Jean Paul Gaultier  não faltaram a este evento, levando para a passadeira aquilo que são os símbolos e estilos icónicos das marcas. Além das francesas, também desfilaram marcas como Valentino e Schiaparelli, ambas italianas.

Na edição deste ano, não faltaram celebridades convidadas pelos estilistas a marcar presença nos seus desfiles. A marca Jean Paul Gaultier teve nas suas bancadas Kylie Jenner e Doja Cat, sendo que esta última, juntamente com a cantora Charli XCX e a atriz Anne Hathaway, compareceu também ao desfile de Valentino. O destaque do desfile da Chanel vai para Sadie Sink. Quanto ao desfile da marca Schiaparelli, nada melhor que ler o artigo da Teresa! Podes lê-lo aqui!

Da esquerda para a direita: Kylie Jenner, Marisa Berenson, Doja Cat, Diane Kruger and Rossy de Palma. Fonte: WWD
Da esquerda para a direita: Karen Wazen e Nattawin Wattanagitiphat.
Fonte: Steal the look

Destaca-se também a aposta das marcas noutro público, convidando algumas personalidades sul-coreanas e tailandesas, tais como a atriz Kim Go-Eun (Chanel), Jisoo (Dior), Suga (Valentino) e o ator Nat Wattanagitiphat (Dior).

Após Paris, seguiram-se Copenhaga, Nova York, Madrid, Londres e Milão. O mês da moda fecha com mais uma semana em Paris, e é esperado que a última marca a desfilar na passadeira da cidade do amor seja a icónica francesa Chanel.

Fontes da capa: Balmain; Vogue Runaway; Hype Beast

Artigo revisto por Bruna Meireles

AUTORIA

+ artigos

Laurinha para os amigos, que a consideram um bolo fofo extremamente pindérico, sempre sonhou trabalhar no mundo da moda. Ingressou no curso de Jornalismo na ESCS por causa do seu amor pela rádio e gosto pela escrita. Gosta de se meter em tudo e por isso decidiu entrar na ESCS Magazine para juntar o seu interesse no mundo da moda e o gostinho pela escrita. Experimentou tantas vertentes do Jornalismo que para si o futuro continua a ser uma página em branco. Costuma vaguear pela ESCS como se os corredores fossem a runway da sua vida.