Atualidade

Pastorinhos de Fátima canonizados pelo Papa em maio

Os três pastorinhos de Fátima serão canonizados pelo Papa Francisco, em maio, durante a celebração dos cem anos das aparições.

O Papa Francisco reconheceu esta quinta-feira, 23 de março, o milagre necessário à canonização dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. O anúncio foi feito pela Santa Sé, numa altura em que faltam menos de dois meses para a vinda do Papa a Portugal.

Apesar da presença do Papa Francisco na celebração dos cem anos das aparições de Fátima, não é certo que a canonização ocorra a 13 de maio.

Francisco deverá reunir-se com os cardeais a 20 de abril, altura em que será conhecida a data e o local para a canonização.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do santuário, o padre Carlos Cabecinhas, confirmaram esta tarde a notícia, afirmando que “o centenário não estaria completo sem a canonização.”

Ficou assim aprovado “o milagre atribuído à intercessão do Beato Francisco Marto, nascido a 11 de junho de 1908 e morto a 4 de abril de 1919, e da Beata Jacinta Marto, nascida a 11 de março de 1910 e morta a 20 de fevereiro de 1920, crianças de Fátima”.

O que é uma canonização?
A canonização é o nome que a igreja católica deu à atribuição do estatuto de Santo a quem já é Beato, como é o caso dos dois pastorinhos.

O Papa João Paulo II tinha já beatificado os irmãos Francisco e Jacinta Marto a 13 de maio de 2000, seguindo-se o processo de canonização.

Como é que se dá a canonização?
O Vaticano tem um órgão responsável por avaliar as situações de santidade da Igreja. A Congregação para a Causa dos Santos, através de comissões científicas, médicas e teológicas, atesta os fenómenos descritos e, caso estes não apresentem qualquer explicação médica ou científica, a situação é considerada um milagre, uma vez que há a intervenção do divino.

Esta Congregação procedeu aos estudos necessários sobre as aparições de Fátima e o seu carácter de milagre para a canonização. Desta forma, os dois pastorinhos serão os mais jovens santos da igreja católica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *