Moda e Lifestyle

Pierre Cardin: 6 curiosidades sobre um dos estilistas mais icónicos do mundo da moda

O artigo que vos trago hoje tem como objetivo enaltecer um homem que tantos contributos trouxe para o mundo da moda. E que me deixou ainda mais fascinada pela sua personalidade num documentário que vi na RTP, “Casa de Pierre Cardin”, que falava sobre a sua vida. 

Pierre Cardin deixou o mundo da moda mais triste no dia 29 de dezembro do ano passado, quando faleceu. Conhecido pelo seu estilo vanguardista e espacial, este estilista nascido em Itália, mas naturalizado em França, marcou o mundo da moda com as suas variadas inovações: desde o vestido bolha às coleções prêt à porter

Como já conhecemos tanto sobre o seu contributo para o universo da moda, achei interessante trazer uma lista com algumas curiosidades sobre a vida de Pierre Cardin.

1. A sua verdadeira paixão

Muitos de nós pensamos que Pierre Cardin sempre quis ser estilista, mas, na verdade, quando era mais novo sonhava ser ator. 

A sua verdadeira paixão sempre foi o teatro e, apesar de não ter conseguido fazer disso carreira, participou em 1973 no filme franco-brasileiro Joanna Francesa, no papel de Pierre. Posteriormente, dedicou parte da sua vida à promoção de novos talentos, em áreas como o teatro e a música, no Espace Cardin

Fonte: Getty Images
Legenda: Pierre Cardin durante as filmagens do filme franco-brasileiro Joanna Francesa Fonte: Faquini Produções

2. O fascínio pela era espacial

Pierre Cardin sempre foi fascinado pela era espacial. Serviu de inspiração para muitas das suas coleções e hoje é uma das características pelas quais ficou conhecido. A ideia de um homem ter pisado a lua deixava-o encantado e, por isso mesmo, em 1971 tornou-se no primeiro civil, no mundo inteiro, a experimentar um fato espacial. 

Além disso, também chegou a desenhar um fato espacial para a NASA.

Fonte: Pinterest

3. Até aos céus chegou 

A terceira curiosidade remete-nos para um contrato que o estilista assinou com a companhia aérea norte-americana Antlantic Aviation, a fim de desenhar o interior e o exterior do avião Westwind 1124. Por isso, podemos dizer que Pierre Cardin não se contentou com o facto de ter os seus designs na terra – teve de os levar, literalmente, aos céus.

Fonte: pierrecardin.com
Fonte: Pinterest
Fonte: textileindustry.ning.com

4. A bondade 

Na primeira curiosidade já percebemos que Pierre Cardin gostava de ajudar os outros, no caso, de lhes dar a mão para uma carreira promissora no futuro. Mas, neste ponto, esta bondade é para com os mais desfavorecidos. Foi eleito Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, em 1991, e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em 2009. 

5. The Lacoste Festival

Ligado às artes, também deixou o seu marco ao comprar as ruínas do castelo, em Lacoste, Vaucluse, antigamente habitado pelo Marquês de Sade. Usando-o, assim, para criar o The Lacoste Festival. Este festival acontece todos os anos em julho e é dedicado à música, à arte e ao teatro.

Fonte: Provence
Fonte: ledauphine.com

6. Na calçada da fama 

Por último, podemos encontrar a estrela de Pierre Cardin na famosa calçada da fama, em Palm Springs.

Inaugurada no dia 20 de fevereiro do ano passado, também ele se encontra agora eternizado entre as mais importantes personalidades de diversas áreas da arte e do entretenimento.

Fonte: revistalofficiel.com.br

Artigo revisto por Maria Ponce Madeira

Fonte da foto de capa: abc.net.a

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *