Música,  Secções

Playlist: Halloween

Certamente já estás a par de que dia 31 de Outubro é Halloween. Em português, o Dia das Bruxas (não confundir com Dia Oficial das Bruxas) começou por ser uma data de cariz religioso, tendo-se transformado, com o passar do tempo, num dia em que trazemos à luz da ribalta as nossas maiores superstições. Quer estas passem por lobisomens ou vampiros, gatos pretos ou aranhas, a ESCS MAGAZINE organizou para ti uma playlist de 13 músicas, dedicada a este dia.

Superstion – Stevie Wonder
Para começarmos esta maratona musical da melhor forma é necessário, primeiro, apurar a nossa superstição. Portanto, liga o teu sexto sentido à ficha enquanto ouves Superstion, de Stevie Wonder. Sendo um dos temas mais conhecidos do músico, fala-nos da importância em excesso que, por vezes, damos às nossas crenças mais supersticiosas.

 

My Boy Builds Coffins – Florence + The Machine
É impossível ficar indiferente à voz de Florence Welch, vocalista dos Florence + The Machine. Com o seu timbre poderoso e fora do vulgar é capaz de nos transpor para novos ambientes, repletos de estórias, muitas vezes macabras. Exemplos disso são os temas “Bird Song”, “Girl With One Eye” e “My Boy Builds Coffins”, que podes ouvir abaixo.

 

Werewolf – Cat Power
E se nos mascaramos de monstros e bruxas no Halloween, porque não ouvir a música “Werewolf”, na voz de Cat Power? Não foi ela que escreveu o tema, mas, certamente, é capaz de nos transmitir o que sente um lobisomem, despertando em nós o nosso lado mais compassivo. Ouve por ti próprio.

 

Howling For You – The Black Keys
A temática dos lobisomens permanece em “Howling For You”, dos The Black Keys. Em bom português “A Uivar Por Ti” não nos fala de ser um lobisomem, mas dá-nos antes uma ideia do que fará um lobisomem ao apaixonar-se. A banda tem por hábito agradar com os seus ritmos e riffs de guitarra mais rock, e este seu tema não é exceção.

 

I Put A Spell On You – Annie Lenox
Bruxas e feitiços são palavras mandatárias neste Dia de Bruxas. Então, porque não um clássico: “I Put A Spell On You” de Annie Lenox? Os instrumentos jazz e a sua voz rouca contribuem, sem dúvida, para estabelecer um ambiente de suspense e algo bizarro, mas contagiante.

 

Heads Will Roll – Yeah Yeah Yeahs
Mas porque não passar a algo com mais ritmo e dar um “pezinho de dança”? O próximo tema também é um clássico, à sua maneira, e põe qualquer um a cantar. Falo de “Heads Will Roll” dos Yeah Yeah Yeahs. Este tema já foi aliado ao emblemático “Thriller” de Michael Jackson, num mash-up, feito pela série Glee.

 

She’s Not There – Nick Cave ft. Neko Case
A versão original é dos The Zombies, uma banda dos anos 60, mas é na voz de Nick Cave e Neko Case que se transforma em algo realmente impactante e, no bom sentido, aterrador. A força da voz de ambos é ideal para criar uma atmosfera perfeita neste Dia das Bruxas.

 

You’re a Wolf – Sea Wolf
Voltamos a lobos e lobisomens através de “You’re a Wolf” dos Sea Wolf. Um tema que, marcado pela guitarra, nos conta a estória de alguém condenado pela sua condição de lobisomem. Contudo, não é motivo para se ficar triste: a música é qualquer coisa de especial.

 

The Vampyre of Time and Memory – Queens of The Stone Age
Se já tínhamos passado por territórios rock, com o tema dos The Black Keys, ao ouvir “The Vampyre of Time and Memory” somos transportados para essa mesma realidade, onde reinam guitarras, baixos e, neste caso, vampiros. A letra é bastante impactante e, na voz de Josh Dun, torna-se na banda sonora ideal para um dia em que quase todos têm os caninos afiados.

 

Cemeteries of London – Coldplay
Haverá algo mais pesado do que a atmosfera de um cemitério? A Magazine não te consegue dar respostas certas, mas consegue dar-te mais um tema para acrescentares à tua playlist de Halloween. “Cemeteries of London”, dos Coldplay, fala-nos de fantasmas e bruxas, na cidade de Londres, e pertence ao álbum “Viva La Vida”. Um pouco irónico, não?

 

Bad Things – Jace Everett
Mais ligado ainda a vampiros é este tão conhecido tema de Jace Everett: “Bad Things”. Foi o genérico da série True Blood, que primava pela participação de inúmeras criaturas mitológicas.
Hoje, tens desculpa para fazer travessuras, principalmente se for ao som de Jace Everett.

 

Zombie – The Cranberries
Por razões mais literais, o tema “Zombie” dos The Cranberries também conta nesta lista. Contudo, isso não é motivo para passares à frente. Vale sempre a pena voltar a ouvir este tema tão conhecido e que praticamente dispensa introduções.

 

You’re So Dark – Arctic Monkeys
Chegámos ao final da lista com “You’re So Dark” dos Arctic Monkeys. Pertence ao lado B do seu mais recente álbum “AM” e não só estabelece uma atmosfera algo fantasmagórica como recorre também a varias referências, associadas ao bizarro e ao misterioso.
Quer escolhas doce ou travessura, aqui tens a banda sonora ideal para te acompanhar ao longo deste Dia das Bruxas.

https://www.youtube.com/watch?v=oJHOREQazHY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *