Primeiros refugiados devem chegar na próxima semana
Portugal deverá receber os primeiros refugiados na próxima semana, provenientes de Itália. Chegam na sequência do compromisso assumido pelos 28 estados-membros a 23 de Setembro.
Os vôos de deslocação provenientes de Itália deverão acontecer na próxima semana e envolvem um total de 100 pessoas, que serão distribuídas por Portugal, Espanha, Finlândia, Alemanha e França.
Apesar de já ir receber refugiados nesta primeira fase, a Alemanha vai manter o controlo da fronteira até 31 de Outubro, uma decisão que foi anunciada esta terça-feira pelo porta-voz do Ministério do Interior germânico.
O controlo fronteiriço na Alemanha foi implementado a 13 de Setembro, como forma de travar a entrada de milhares de refugiados no país.
Em Portugal, a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) anunciou que já tem disponíveis 120 habitações.
Ainda não se sabe quantos refugiados vai receber cada um destes países nesta primeira fase uma vez que ainda estão a decorrer análises entre as autoridades italianas e os oficiais de ligação de cada país. Estão também a ser feitas perguntas aos refugiados como as línguas que sabem falar ou a possível existência de familiares em algum dos Estados-Membros.
No dia 22 de Setembro soube-se que Portugal vai receber 4593 refugiados de um total de 160000 a serem distribuído pelos países da União Europeia.