Cinema e Televisão

Queer Christmas – Cinco Filmes de Natal com Representatividade Queer

Sendo o Natal um feriado originado com base na religião, torna-se vagamente compreensível o facto de existirem, por enquanto, tão poucas obras cinematográficas que retratem a comemoração desta época festiva por parte de pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Não há como negar que, de facto, a representatividade queer ainda é escassa quando o tema são filmes natalícios, mas tal não devia acontecer – sobretudo num mundo que está cada vez mais exposto à diversidade e à mudança.

Por essa razão, decidi reunir neste artigo cinco filmes de Natal que possuem uma boa dose de representatividade queer.

Season of Love (2019)

Fonte: StarryMag

Season of Love retrata um grupo de mulheres queer que navegam entre aventuras de amor e de amizade durante a época natalícia . Trata-se de uma comédia romântica que centra a vida das protagonistas de uma forma que raramente vemos – uma forma que não permite que a lente da heteronormatividade desfoque os bonitos laços românticos presentes nos relacionamentos homoafetivos.

Carol (2015)

Fonte: The New York Times

Carol é uma longa-metragem baseada no romance de 1952 de Patricia Highsmith, The Price of Salt. O filme conta a história de um amor proibido entre uma jovem fotógrafa e uma mulher que está a atravessar um processo complicado de divórcio. Ambas as atrizes que protagonizaram a obra, Cate Blanchett e Rooney Mara, receberam indicações ao Oscar  pelas suas prestações brilhantes no filme natalício.

Single All The Way (2021)

Fonte: Pacosite’s Blog

Single All The Way mostra-nos claramente que as coisas nem sempre acontecem conforme planeado: Peter, na tentativa de evitar o julgamento da sua família sobre a sua “solteirice  perpétua”, decide convencer o seu melhor amigo, Nick,  a juntar-se a ele e aos seus parentes na noite de Natal. Aquilo que Peter não sabe é que a sua mãe decidiu convidar James, o seu treinador, para a ceia, com o intuito de fazer o seu filho conhecê-lo e, quiçá, dar uma nova chance ao amor.

Happiest Season (2020)

Fonte: SCAD Connector

Happiest Season conta-nos a história de uma mulher que decide levar a sua namorada para passar o Natal com a sua família pela primeira vez. O drama da longa-metragem instala-se no momento em que se descobre que a família conservadora da protagonista não faz a mínima ideia de que ela é queer e de que a sua “amiga” é, na verdade, a sua namorada.

Christmas at the Ranch (2021)

Fonte: Prime Video

Christmas at the Ranch é um filme bastante divertido, com uma pequena dose de clichê à mistura. No momento em que Haley Hollis retorna ao rancho da sua família para tentar impedir que o mesmo feche, acaba por se deparar com uma mulher que nunca antes vira: Kate. Toda a trama é, então, desenvolvida em torno dos sentimentos românticos que acabam por aflorar entre ambas de forma inesperada.

Fonte da capa: Wallpaper Flare

Artigo revisto por Liliana Braz

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Carolina tem dezenove anos e está atualmente a tirar uma licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – uma das suas grandes paixões. Outra das suas paixões é a escrita, a sua forma de arte preferida. Desde os doze anos escreve sobretudo ficção, mas gosta de explorar diversos géneros que a permitam “brincar” com as palavras. Partilhar aquilo que escreve sempre foi um grande desafio, mas ao decidir construir uma carreira na área da comunicação, decidiu que a timidez não podia continuar a representar uma barreira no seu caminho. Os seus tempos livres são ocupados com leitura e nada a cativa mais do que a literatura clássica, em especial os romances de Jane Austen e das irmãs Brontë. Ao escrever para a ESCS Magazine, a Carolina sente que tem a liberdade de unir a sua paixão pela escrita com a sua admiração pelo cinema.