Escócia. Independência está muito perto de se tornar uma realidade

A primeira-ministra escocesa afirmou que o país está muito perto da independência. Nicole Sturgeon fez estas declarações, no sábado, em Glasgow perante milhares de manifestantes. A chefe do executivo também destacou a importância das eleições de dezembro para o futuro político da Escócia.

Fonte: ROBERT PERRY/EPA

A independência escocesa está perto de se tornar uma realidade, segundo a primeira-ministra, Nicole Sturgeon. Uma manifestação a favor da independência escocesa, em Glasgow, no sábado, serviu de palco a estas declarações. Sturgeon salientou também a importância das eleições em dezembro no futuro político do país.

“As eleições parlamentares de 12 de dezembro são as mais importantes do nosso tempo para a Escócia, cujo futuro está em jogo”, afirmou durante a manifestação. “Uma Escócia independente está mais perto do que alguma vez esteve. Está ao alcance de um toque.”, salientou Nicole Sturgeon.

A chefe do executivo escocês pretende realizar uma consulta popular em 2020 sobre a independência do país. Um referendo sobre o mesmo assunto, realizado em 2014, revelou uma maioria do “não”, mas Sturgeon acredita que o impasse do Brexit tenha mudado as circunstâncias. Londres é contra a realização de um novo referendo, dizendo que os resultados de há cinco anos são a decisão definitiva.

As eleições parlamentares de 12 de dezembro são as terceiras num período de quatro anos. As próximas eleições gerais só seriam em 2022, mas, sem o avanço do Brexit, o parlamento decidiu convocar eleições antecipadas. O partido de Nicole Sturgeon, o Partido Nacional Escocês [SPN], a favor da independência do país e da continuação na União Europeia, lidera as sondagens escocesas para estas eleições.

Artigo revisto por Ana Rita Sebastião

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *