Atualidade

SNS cria consulta para assistir crianças ucranianas no Hospital Dona Estefânia

O Ministério da Saúde anunciou, no sábado, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) possibilita, a partir do dia 21 de março (segunda-feira), uma consulta para assistir crianças e jovens ucranianos no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Fonte: SIC Notícias

Esta consulta tem como missão acolher, focando a perspetiva sanitária, crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal”, explicou a tutela, em comunicado.

A consulta funcionará todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das consultas externas, pelo que será garantido serviço de tradução.

Os utentes são encaminhados ao Centro Hospital Universitário Lisboa Central através de uma linha de atendimento (pelo contacto 967 059 856) e é realizada, de imediato, uma triagem a fim de se estabelecer o agendamento da consulta. 

Fonte: Público

A triagem realiza-se no período da manhã e as consultas no período da tarde, no mesmo dia.

Após uma primeira observação clínica, os utentes de origem ucraniana são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específico, de acordo com as suas necessidades”, explicou o Ministério da Saúde. 

Os ucranianos que solicitam proteção temporária obtêm automaticamente um número de utente, tendo, assim, a possibilidade de aceder ao SNS em condições iguais às dos cidadãos nacionais. Desta forma, beneficiam da prestação de cuidados na área da saúde maternoinfantil, atualização das vacinas de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para a Covid-19 e cuidados hospitalares.

Fonte da capa: Notícias ao Minuto

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

AUTORIA

+ artigos

Lisboeta de nascença e de coração, a Cláudia é uma aspirante a jornalista e uma entusiasta do mundo da arte e da cultura. Desde cedo que a área de informação e de entretenimento a fascinam, vendo no jornalismo a conjugação de duas virtudes: informar os outros e dar voz a quem não é ouvido. É,por isso, uma eterna sonhadora pronta a explorar o mundo que a rodeia e a lutar pelos ideais em que acredita.