Cinema e Televisão

The Eras Tour: o filme do ano

Foi um grande ano para a música… e para o cinema. Com uma das maiores digressões de 2023, o natural é que viesse acompanhada por uma das maiores estreias cinematográficas do ano também. O filme-concerto Taylor Swift: The Eras Tour vai imortalizar uma das maiores e mais lucrativas turnés da História. 

Quebrar recordes não é algo estranho para Swift. No que toca ao cinema, três horas após o início da pré-venda, os números chegaram a 26 milhões de dólares, recorde que pertencia ao filme Homem-Aranha: Sem Volta a Casa, que alcançou os 16,9 milhões de dólares nas primeiras 24 horas da pré-venda.

O filme trata-se, então, de uma gravação do concerto The Eras Tour. As filmagens foram feitas nas três primeiras performances no SoFi Stadium, em Los Angeles, nos dias três, quatro e cinco de agosto deste ano. São 3h15m de espetáculo. No entanto, o filme tem a duração de 2h45m, significando, então, o corte de algumas músicas, para a infelicidade de alguns fãs. 

A longa-metragem foi dirigida por Sam Wrench e estreou a 13 de outubro, globalmente. Em Portugal, o filme pode ser visto nos Cinemas NOS, UCI e Cinema City, por um preço de 13,13€, por bilhete. 

No dia 11 de outubro, em Los Angeles, aconteceu a estreia mundial do filme, onde Taylor Swift, claro, e fãs escolhidos pessoalmente pela cantora marcaram presença. Celebridades como Beyoncé, Adam Sandler, Hayley Kiyoko e Simu Liu também estiveram presentes.

O filme foi acolhido positivamente pelos fãs e pela crítica. Recebeu uma pontuação de 82 no Metacritic e no Rotten Tomatoes uma classificação de 99%. O The Times e o The Telegraph deram ao filme cinco estrelas.

Swift não é nenhuma estranha à indústria cinematográfica. Já participou como atriz em filmes e produziu e dirigiu uma curta-metragem para a música All Too Well. Para além deste filme-concerto, a cantora já lançou documentários e concertos gravados. Em 2015, lançou, em parceria com o serviço de streaming Apple Music, The 1989 World Tour Live. Em 2018, Taylor Swift: Reputation Stadium Tour e Miss Americana e Folklore: The Long Pond Studio Sessions, em 2020.

Como uma grande swiftie que sou, também tive de ir presenciar este evento no grande ecrã. 

Apesar de já estar familiarizada com a setlist do concerto e com cada performance, um momento que se destacou para mim foi a música Tolerate It. Esta música pertence ao álbum Evermore, um álbum lançado durante a pandemia, sendo que nenhuma música deste álbum tinha sido tocada ao vivo até esta turné. Tolerate It é uma música sobre estar num relacionamento frustrante, onde o amor só vem de um lado. No filme da The Eras Tour, é introduzida por um acompanhamento de piano, seguido por uma performance intensa e emocional de Taylor. 

O filme The Eras Tour é uma celebração. Uma celebração de 17 anos de carreira e de música, de 10 álbuns diferentes. A própria cantora encorajou os fãs que fossem ver o filme a cantarem e dançarem, a vestirem-se de acordo com as diferentes eras e a trocarem pulseiras, tal como no concerto. 

Aqueles que conseguiram obter bilhetes para o concerto, na acirrada compra de bilhetes que aconteceu em julho, vão poder ver Taylor Swift a estrear-se em Portugal a 24 e 25 de maio de 2024 no estádio da Luz, em Lisboa. 

Fonte da capa: Getty Images

Artigo revisto por Julia Gibelli

AUTORIA

LinkedIn | + artigos

A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.