Moda e Lifestyle

Tik Tok Kitchen: cozinhar passou a ser uma trend

A chegada da pandemia a Portugal trouxe o enclausuramento nas nossas casas, até o mais puro defensor do: “Eu não gosto muito de sair, sou mais de ficar por casa” se viu farto do seu T1 na periferia, com vista para o prédio da frente. E, de repente, conhecemos os bastidores do trabalho das donas e donos de casa que ao longo de vários anos foi desvalorizado. A falta de tempo deu lugar ao tempo em excesso e com ele chegou uma aplicação que será impossível de dissociar desta pandemia – o Tik Tok. Quem ficou rendido à aplicação virou dançarino ao som do “Savage Love”, de Jason Derulo; fez um curso intensivo de representação ao imitar personalidades conhecidas, tendo por cima dos vídeos as vozes verdadeiras; e, sem que ninguém esperasse, até uma pessoa que nunca estrelou um ovo se transformou no chef Gordon Ramsay. 

Vários foram os cozinhados que passaram no feed; contudo, há uma que se destaca e que nos faz viajar até Itália. Sim, exatamente, estou a falar daquela massa com tomate cherry e queijo feta. Esta receita tem o nome de: Baked Feta Pasta”. Segundo o site da NiT, esta receita foi criada em 2019, na Finlândia, por Jenni Häyrinen, autora do blogue “Limessa”. O sucesso da receita foi tal que alguns dos supermercados desse país ficaram com o queijo feta esgotado. A NiT dá conta ainda de que, em setembro de 2020, a autora do blogue voltou a falar desta receita, dizendo que esta tinha sido vista por mais de 2,5 milhões de pessoas. A internacionalização da receita chegou através da plataforma Tik Tok, onde se tornou numa trend.

Fonte: delish.com

Para os entendidos na matéria – os Tiktokers – é bem fácil de preparar. 

Comecemos pelos ingredientes:

-200 gramas de queijo feta

-200 gramas de tomate cherry

-4 dentes de alho

-Azeite q.b

-Pimenta q.b

-350 gramas de massa seca à escolha

-Um smartphone (o Nokia 3310 não deixa descarregar a aplicação)

-Conta no Tik Tok

-Uma cozinha de influencer

Agora que já tens tudo o que é preciso, é pôr a mão na massa (literalmente).

Começa por, num tabuleiro, colocar no centro o queijo feta inteiro, tal como vem na embalagem. À volta do queijo põe os tomates cherry. Pica os 4 dentes de alho (também os podes deixar inteiros) e espalha pelo preparado. Põe pimenta e rega com azeite. Se quiseres, podes juntar sal (embora não precise, uma vez que o queijo feta já é salgado) e orégãos e leva ao forno a 200º, durante 15 minutos. 

Enquanto os tomates e o queijo estão no forno, coze a massa (podes escolher a massa que preferires). Passados os 15 minutos, tira o tabuleiro e esmigalha o queijo e os tomates que já estarão moles devido ao calor a que foram submetidos no forno. A ideia é que fiquem meio desfeitos. Depois disto, basta juntar a massa – podes pôr por cima umas folhas de manjericão, se preferires. 

Depois de teres gravado todos os processos na elaboração da receita, edita de forma a que fique um vídeo com muito ritmo, sem nunca passar nenhum passo à frente, põe uma música atual e que está na lista das mais ouvidas e é só publicares.

Nem a nossa Diretora-Geral, Mariana Coelho, resistiu à trend e partilha contigo a sua experiência:

Fonte: Retirado do Instagram @marianajcvs

Imagem de capa: Deliciously Mediterranean, em: https://deliciouslymediterranean.com/baked-feta-pasta/

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *