Capital

Torre de Belém em festa – 500 anos

É um dos monumentos mais emblemáticos da cidade de Lisboa e foi construído na época dos Descobrimentos em homenagem ao santo padroeiro de Lisboa, São Vicente. Hoje, passam-se 500 anos desde a sua construção e celebra-se a data. A ESCS MAGAZINE conta-te todos os pormenores.

 CapturaEcra-5

Não percebeste do que estávamos a falar? Hum… Pensa bem. Isso mesmo! Da Torre de Belém, que faz 500 anos. Foi mandada construir com o objectivo de melhorar a defesa da cidade lisboeta. Repleta de decoração ao estilo manuelino, a Torre de Belém – que simbolizava também o poder do rei na altura, D. Manuel – celebra agora uma data histórica.

 

Com o tempo, a torre foi perdendo a sua função de defesa. Chegou a ter função de controlo aduaneiro, de telégrafo, de farol e tornou-se mesmo uma prisão política durante alguns anos. Hoje, a Torre de Belém é um dos monumentos mais visitados por turistas e é considerada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1983.

 

Passaram-se assim 500 anos desde que D. Manuel ordenou que se construísse uma torre com estas características, localizada na agora zona dos famosos pastéis e do Mosteiro dos Jerónimos – Belém. Com vista a comemorar a construção de um monumento tão importante da cultura portuguesa, a cidade de Lisboa desenvolveu uma série de iniciativas, que passam por exposições, ciclos de conversa e concertos.

 

 

Durante o mês de Janeiro, decorreu o ciclo “Conversas sobre a Torre de Belém” e a exposição “A magnífica e famosa torre” – que se centrou na história do monumento e na sua zona envolvente, e esteve presente em painéis no exterior da torre.

 

No entanto, as celebrações não ficam por aqui. Durante este mês podes visitar uma exposição de pinturas e gravuras, que decorre na sala do antigo refeitório do Mosteiro dos Jerónimos. Durante o mês de Maio, a música vai tomar conta da Torre de Belém, com concertos no seu interior. A partir de Junho, a música sai cá para fora e toma forma nos belíssimos jardins de Belém e espaço envolvente da torre, no âmbito das “Festas da Cidade”. E, porque qualquer celebração de um dos muitos ex-libris da cidade pode parecer insuficiente, os CTT lançaram este mês uma colecção de selos alusivos à celebração dos 500 anos da nossa torre.

 

 

Não tens desculpa para não passares por Belém e celebrares tu também os 500 anos de um monumento que faz parte da identidade portuguesa. As celebrações terminam apenas em Outubro e ficam marcadas pelo congresso internacional “Sphera Mundi – arte e cultura no tempo dos Descobrimentos”, que decorre entre 13 e 15 do mesmo mês, no Centro Cultural de Belém.

 

A Torre de Belém foi desenhada pelo arquitecto Francisco de Arruda e foi construída no ano de 1514. É um símbolo de um país com grande história, virado para o mar e para as Descobertas. Comemora-se agora uma data histórica para todos os portugueses: a construção de um monumento que se assume como um ícone não só da capital, mas também do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *