Música

Double Threat – Dupla Ameaça

Até nas indústrias musical e de cinema encontramos caras conhecidas. Já não existe tal coisa de “ter uma profissão”. Mesmo nestas áreas, as mais desejadas por qualquer um, existem artistas que se dividem em aparecer à frente das câmaras ou com um microfone na mão. E quem são estes double threats?

11101023_950015028341993_1629944958_n

Se rebobinarmos quase aos primórdios, recordamos nomes de grandes influências nos tempos actuais – Elvis Presley e Frank Sinatra – que serão sempre recordados como memoráveis artistas que foram. Presley, “O Rei do Rock”, foi pioneiro neste estilo musical e o seu alcance vocal, juntamente com as danças características, eram as suas armas na música. No cinema teve maior destaque em documentários e longas-metragens. Frank Sinatra teve um percurso mais longo, e não foi por acaso que participou em mais de 50 filmes e é conhecido como “A Voz”, pelo seu sucesso na música. Estes e outros artistas são referências não só para os espectadores, mas também para os sucessores, jovens cantores e actores que conciliam estes dois mundos.

11148153_950015061675323_503730917_o

Voltando a 2015, Justin Timberlake é um “Triple Threat” para os que o rodeiam, uma ameaça constante pelos seus sucessos na música, dança e cinema. “Cry me a river”, “Mirrors” e outros temas, e filmes como “A Rede Social” e “Amigos Coloridos”, que contaram com a participação do mesmo, são facilmente associados ao artista. Jennifer Love Hewitt e Jennifer Lopez, desde cedo decidiram o caminho que iriam seguir. Uma das coisas que as distingue é o facto de a Jennifer Love Hewitt ser mais associada ao cinema – como à série Ghost Whisperer – enquanto Jennifer Lopez é vista mais como cantora e bailarina. Ambas estão presentes nas duas áreas, mas o tempo que dedicam aos projectos determina a sua visibilidade nos mesmos.

Neil Patrick Harris é uma verdadeira caixinha de surpresas. Ele representa, apresenta, produz, entretém e canta. Apesar do seu reconhecimento ser maioritariamente à frente dos ecrãs, também já surpreendeu com a sua voz. Também Jared Leto concilia os mundos da representação e da música na perfeição. Vocalista da Banda 30 Seconds to Mars, já venceu um Óscar e um Grammy, com a sua excelente prestação no cinema. Quem se junta a ele é outro grande artista, Johnny Depp. Conhecido pelas suas participações nos filmes “Piratas das Caraíbas”, “Charlie e Fábrica de Chocolate” e outros, também canta. Não possui nenhum álbum da sua autoria, pois o seu destaque é no cinema, mas mesmo na representação ele inclui a música, como se verifica, por exemplo, no filme “Sweeney Todd”. Chris Brown, o conhecido cantor Pop e R&B, também teve algumas participações em filmes como “Thin like a Men”.

O género feminino também é composto por muitas artistas de destaque. Anna Kendrick tornou-se mais reconhecida mundialmente após a sua participação na Saga Crepúsculo, o que lhe abriu muitas portas. Mostrou-se também muito boa cantora com o lançamento do single “Cups (When I’m Gone)”, que se tornou muito viral. Outra artista que foi reconhecida através do cinema é Vanessa Hudgens. Os filmes High School Musical mostraram o seu talento para o canto e a representação. Actualmente tem apostado mais na área do cinema. Pelo contrário, Miley Cyrus, que agora é reconhecida pelos seus temas musicais, começou também, desde muito nova, através da representação (Hannah Montana).

O trio Taylor Swift, Demi Lovato e Selena Gomez têm um percurso semelhante no que toca à representação. As três são mundialmente conhecidas como cantoras e o percurso como actrizes tem menos impacto. As participações que renderam foram na sua maioria em séries e filmes do Disney Channel ou participações vocais. A que tem mais destaque no cinema é Selena Gomez, que participou em alguns filmes.

11147987_950015055008657_741073174_o

A série Glee compila artistas que sabem cantar e representar. Lea Michele, personagem principal, é conhecida como muito boa actriz e cantora. Equilibra estes papéis mantendo a sua participação na série, participando noutros filmes e lançando álbuns. Muitos dos outros actores que participam na mesma série não construíram uma carreira musical de sucesso, como é o caso de Mark Salling, que fora da série não tem projectos na música.

Gwyneth Paltrow é uma reconhecida atriz, vencedora de vários prémios. Na música a sua participação tem sido principalmente em duetos. Enquanto uns apostam em duetos, o Jack Black marca pelo humor. Usa esta faceta tanto no cinema (como todos o conhecem), como na música. É vocalista da banda Tenacious D, onde as canções são caracterizadas pelo humor. Kevin Bacon também tem uma banda juntamente com o irmão, chamada “The Bacon Brothers” (original). Ao todo lançaram quatro álbuns, tendo sido o último em 2005. O seu percurso no cinema é muito mais activo e conhecido por todos.

Não poderia deixar de destacar também o percurso de Zooey Deschanel, ela que é uma atriz de sucesso, sempre incluída em novos projetos, e uma cantora e compositora muito talentosa. Curiosamente, até para mim, Seu Jorge revela ser, para além de um apaixonante cantor, um actor. Já participou em diversos filmes, principalmente brasileiros, conseguindo mostrar os seus talentos.

Muitos actores tiveram apenas uma breve passagem pela música, muitos cantores apareceram poucas vezes nos ecrãs. Todos sabemos que são áreas extremamente competitivas e exigentes, principalmente porque quem dá o reconhecimento é o público. Exemplificando, assumimos que Madonna, Mariah Carey e Ivete Sangalo são cantoras, mas o que muitos não sabem é que elas também já passaram no grande ecrã. Tal como Robert Pattison e Scarlett Johanson, entre outros, também já deram um pezinho na música.

Certamente não abordei todos os artistas que são ou foram, simultaneamente, cantores e actores, mas no geral todos conhecemos os que mais se destacam. Na verdade somos todos multitalentosos e provavelmente temos talentos que nem nós ainda conhecemos, mas se queremos ser bem-sucedidos devemos estar atentos a estas “ameaças” que nos poderão minimizar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *