Atualidade,  Informação

Trump e Hillary vencedores em Nova Iorque

As eleições presidenciais nos Estados Unidos aproximam-se e com elas aproximam-se também as decisões sobre quem vão ser os candidatos a presidente.

Do lado democrata, Hillary Clinton chegou a Nova Iorque com 677 delegados de vantagem sobre Bernie Sanders (1809 contra 1132) mas com um registo negativo nas últimas oito eleições. A ex-secretária de estado venceu apenas um Estado e deixou escapar os outros sete para o senador do Vermont (embora no mais recente sufrágio, dia 9 no Wyoming, a repartição dos delgados tenha resultado em sete para cada candidato).

Agora, Hillay conseguiu voltar a vencer, com 57,9% dos votos contra 42,1% de Bernie Sanders. Assim, Clinton elegeu mais 139 delegados (tem agora 1948) e Sanders elegeu 106 (ficou com um total de 1238).

Nos democratas, faltam ainda 16 Estados e 3 territórios não incorporados (Guam, Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico) para que as eleições terminem.

Do lado republicano, Trump dominou e conseguiu eleger mais 89 delegados (dos 92 que estavam em jogo). O magnata conseguiu 60,4% dos votos e viu o principal adversário, Ted Cruz, ficar-se pelos 14,5% e não conseguir assim eleger nenhum delegado. John Kasich conseguiu eleger delegados (elegeu 3) mais de um mês depois da última vez que o tinha feito. Quando isso aconteceu, no dia 15 de março, Kasich venceu no Ohio (Estado onde é governador) e levou todos os 66 delegados.

Com os resultados desta terça-feira, Trump continua a liderar (agora com 845 delegados), seguido de Ted Cruz (559) e John Kasich (147).

As eleições republicanas terminam no dia 7 de junho e até lá faltam ainda 15 Estados ir a votos.

As próximas eleições, que vão servir a ambos os partidos, realizam-se no dia 26 de abril. As paragens são no Connecticut, Delaware, Maryland, Pennsylvania e Rhode Island.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *