Vamos ao teatro, mas de pijama!

De porta fechada e com a atividade suspensa, diversos teatros estão impedidos de realizar espetáculos devido à pandemia covid-19. Mas, nestes tempos de isolamento social, várias companhias têm disponibilizado ao público a oportunidade de acompanhar o seu trabalho através de plataformas online.

De seguida, deixamos-te três sugestões de companhias internacionais que estão a disponibilizar estes serviços, para que possas viajar no conforto do teu sofá.

Em primeiro lugar, falamos-te do Théâtre du Soleil. A companhia dirigida por Ariane Mnouchkine disponibilizou diversas criações artísticas ao público. Entre as encenações que podem ser encontradas estão1789” e “Os náufragos do Louca Esperança.

Para além de peças de teatro, é ainda possível ver filmes e entrevistas produzidos pela companhia e pela sua diretora. Todo esse material pode ser encontrado no site da companhia, mas sem legendas em português. –

Site: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/

Como segunda opção vem a Comédie-Française. Esta instituição francesa está a permitir aos espectadores o acesso ao seu repertório. Mas, em vez de disponibilizar os espetáculos, oferece uma programação diária, com horários marcados, ainda que sujeita a eventuais modificações. Toda a programação pode ser encontrada no seu site, mas também sem legendas em português.

Site: https://www.comedie-francaise.fr/

Como terceira opção, não podia deixar de mencionar a Broadway. Atualmente, é possível assistir a grandes musicais como Cats ou Oklahoma! no conforto do teu sofá.

O canal BroadwayHD oferece ao público uma seleção de musicais para todos os gostos, desde Les Mis até Bye Bye Birdin e Kinky Boots. A coleção é atualizada a cada mês, mas o site já conta com mais de 300 espetáculos. O preço mensal é de US $8,99 (8,22€)

Este mês, a universal criou um canal chamado The Shows Must Go On, que transmitirá várias peças da Broadway todas as semanas.

Site: https://www.broadwayhd.com/ ou https://www.youtube.com/channel/UCdmPjhKMaXNNeCr1FjuMvag

Em Portugal, diversas companhias estão a oferecer ao público as suas criações teatrais, seja através de vídeos no Youtube, da criação de plataformas online ou ainda lives no Facebook.  Deixo-te aqui mais quatro opções:

Começamos com o Teatro Nacional D. Maria II, que criouuma plataforma no Vimeo, designada Sala Online, onde é possível assistir a diversas peças de teatro, entre as quais Alice no País das Maravilhas ou Frei Luís de Sousa. Todas as semanas o catálogo é atualizado e todas as peças, depois de colocadas na plataforma, podem ser assistidas a qualquer momento.

Site: https://vimeo.com/showcase/6879385

Para quem gosta de uma boa revista à portuguesa, o Teatro Maria Vitória e o Teatro Politeama estão, através do Facebook, a transmitir lives dos seus espetáculos. Estes são transmitidos com horário marcado e só estão disponíveis até à meia noite do dia da emissão.

Site: https://www.facebook.com/teatro.politeama/ e https://www.facebook.com/teatromvoficial/

Como quarta opção (e última), vamos à ópera, mais precisamente ao Teatro São Carlos. Atualmente, o destaque da programação do #SãoCarlosEmSuaCasa é um podcast diário: de segunda a sexta-feira, sempre às 13h. Jorge Rodrigues conduz um programa de cerca de 30 minutos em que narra algumas histórias sobre os bastidores do teatro.

Há ainda uma outra rubrica: “Eu, músico”, com o objetivo de garantir que os elementos do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa possam colaborar nesta partilha através de diversas formas, como por exemplo a interpretação de excertos de obras conhecidas do público.

Site: https://tnsc.pt/teatro-nacional-de-sao-carlos-lanca-saocarlosemsuacasa/

Estas são apenas algumas opções, mas há muitos mais teatros espalhados pelo mundo a oferecer ao espectador o seu trabalho. Por isso, se há alguma peça a que queiras assistir, mas não tiveste oportunidade, começa já a procurar. Pode ser que hoje seja o teu dia de sorte e que ela esteja online.

Artigo revisto por Ana Cardoso.

Fonte da imagem de capa: http://lifestyle.publico.pt/noticias/346376_volta-a-portugal-no-dia-mundial-do-teatro-2015)

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *