Capital, Editorias

WEB SUMMIT DIA 3

Criatividade e inspiração são as palavras que melhor descrevem o último dia do evento mais empreendedor e tecnológico do ano. Aos palcos que pudemos encontrar todos os dias do evento, juntaram-se o Music Notes e o Modum, dedicados especialmente à indústria musical e da moda, respetivamente, que tanto cativam os jovens empreendedores de hoje em dia.

Foi com uma breve palavra de apoio e experiência que os Co-Founders das três melhores start-ups do ano (mytaxiindia.com, Arcatron Mobility Pvt Ltd e  Rorus Inc.), vencedoras dos eventos RISE, Collision e  SURGE, iniciaram as palestras no Centre Stage. Também neste palco tivemos oportunidade de assistir à “The truth about the music industry” com um painel bastante apelativo, incluindo o Tinie Tempah, o Ne-Yo e os CEOs da SoundCloud e da Deezer, que desvendaram algumas das adversidades em singrar no mundo da música. Mais tarde teve lugar o Bishop Paul Tighe, secretário cultural do Vaticano, que, em conjunto com Marian Goodell, CEO do Burning Man Project, falaram um pouco sobre o papel da comunicação online na união das suas comunidades.

Pelo Music Notes voltaram a passar as personalidades da música que vimos no Centre Stage, mas, desta vez, abordando diferentes temas ligados a esta área e juntando outros speakers aos painéis de discussão, tais como o Ray J, conhecido pela sua versatilidade no mundo da música, e o Bruce Pavitt, Co-Founder da Seattle’s Sub Pop Record label .

Já para os entusiastas da moda, o palco Modum foi a perdição. Jovens elegantes e vestidos de acordo com as tendências do momento não faltavam naquela sala. Atentos aos testemunhos de diferentes personalidades da indústria da moda, desde a supermodel Andreja Pejić e a atriz e founder do site impossible.com, Lily Cole, ao único speaker português, José Neves, CEO da Farfetch, o grande unicórnio português.  “An education in fashion” foi o tema predileto dos interessados em estudar áreas ligadas ao mundo da moda, cujo painel de oradores incluía Matt Drinkwater, a representar a tão conhecida London College of Fashion.

O “The marketing stage”, mais conhecido por PandaConf, e o ContentMakers, especialmente frequentados por marketers, publicitários e jornalistas, não ficaram atrás com a participação do grande mestre da comunicação online, o Gary Vaynerchuk, CEO da VynerMedia, e da youtuber Meredith Foster, que desvendou o porquê do sucesso do seu canal na palestra “Marketing Yourself”.

Tratando-se do último dia não podia deixar de ser desvendado o grande vencedor de entre as duzentas start-ups que participaram na competição Pitch. Foi logo a seguir à intervenção do ator e empreendedor Joseph Gordon-Levitt que, com todo o orgulho, a Kubo Robot, start-up dinamarquesa que inventou um robot que ensina as crianças sobre tecnologia, saiu do Web Summit com o título: Winner of PITCH 2016.

E de que outra forma poderia acabar este evento senão abordando o  projeto mais visionário da atualidade: O Hyperloop One?! Josh Giegel (Co-Founder da Hyperloop One) e Shervin Pishevar (Co-Founder da Sherpa Capital) juntaram-se, assim, num painel mutuamente tecnológico e financeiro e explicaram a essência e os objetivos deste projeto. É com a ideia de um mundo mais ecológico e menos limitado pelo tempo e pelo espaço que todos os participantes se despediram da Meo Arena.

Vemo-nos no Web Summit 2017!

Fonte:
Winner Pitch 2016- Diário de Notícias
CEO SoundCloud e Ne-Yo- SAPO24