Os dois lados de Miguel Ribeiro

Uns podem conhecê-lo como pivô da SIC Notícias, outros reconhecem-no como guitarrista e vocalista da banda portuguesa “The Happy Mess”. No entanto que Miguel é este? Quais as suas ambições? Fomos conhecê-lo a cru nos estúdios Namouche onde grava com a sua banda.

Miguel Ribeiro 20000Miguel Ribeiro 2



O Miguel
Nascido em Valpaços, Miguel é um homem que aprecia design, arte e velharias. Receber amigos em casa, ler e viajar são também paixões suas muito presentes. Chegou aos estúdios Namouche com o capacete da sua vespa na mão e um ar muito descontraído mas sem meias palavras. Diz o que tem a dizer e quem o conhece sabe que é um homem de opiniões fortes.

Pode fazer parte dos “The Happy Mess”, porém nunca deixa de parte a ideia de um projeto a solo. Com a música “Lonely people”, que compôs para a sua banda, consegue imaginar qual seria a génese de um disco só seu.
Habituou-se nos últimos anos a compor com as vozes dos filhos como banda sonora e diz que já é difícil imaginar-se a compor sem isso.

Cabelo desalinhado, postura descontraída, voz envolvente, e um café na mão e muito mais se poderá dizer para descrever Miguel.

Este é um homem que gosta de inventar na cozinha, para felicidade da sua mulher, Teresa Peres. Beber um bom vinho antes de subir ao palco é também um quase ritual seu que aprecia muito.

Alguns dos seus prazeres da vida são a arquitetura, vespas, clássicos, e ainda colecionar vinis e raridades.

2014-09-24-IL-2-Autores-fora-dhoras-como-Joao-Botelho-Joao-Carlos-Callixto-a-22-09-2014---14-

O Jornalista da SIC Notícias
O jornalismo é um dos seus amores, não seria capaz de o abandonar para ter mais tempo para a sua banda, que tem feito sucesso.

O jornalista afirma mesmo: “Amo ser jornalista, é a minha formação, faço jornalismo há 20 anos e não penso nunca em deixar o jornalismo e a televisão.”

Miguel Ribeiro sente-se completo ao conciliar estes dois mundos profissionais e é incapaz de escolher entre um e outro.

Foi por volta dos 16 anos que se estreou numa rádio pirata, conduzindo posteriormente um programa na Rádio Comercial de Valpaços.

Só saiu de Valpaços quando foi estudar para a Escola Superior de Jornalismo do Porto.

O jornalista foi pivô da SIC Notícias mas atualmente coordena e apresenta o programa “Fora d’Horas”. Este programa cultural da SIC Notícias é emitido às sextas-feiras por volta da uma da manhã.

O vocalista e guitarrista dos “The Happy Mess”
A música é um elemento que faz parte de Miguel. Para além de cantar e ser guitarrista, também compõe algumas das músicas. E isso é um prazer para si.

Miguel tem a sua própria forma de ouvir música e de se cansar dela. E tem também uma música para si especial: «Eu já tive várias, eu sou um bocadinho de andar uma semana a ouvir uma música, depois canso-me daquela, depois fico vidrado noutra e passo uma semana sempre a ouvir a mesma música até que me canso e volto à anterior. Mas há uma em especial, que talvez não seja nada óbvia, não é para a banda, estou sempre a dizer isto, se calhar sou o único a pensar assim mas chama-se “Lonely People”. Gosto da sonoridade dela.»

“Lonely People”, composta por si, seria o ponto de partida para um albúm a solo. Miguel não descarta essa hipótese apesar de, por enquanto, se manter com a banda da qual se orgulha muito. A banda tem vindo a fazer sucesso especialmente com a música “Morning Sun” que faz parte da banda sonora da telenovela da SIC “Sol de inverno”.

E como terá sido para Miguel Ribeiro ouvir as suas músicas na rádio? O jornalista descreve como foi a primeira vez, com um entusiasmo na voz completamente transparente: «Lembro-me da primeira vez que ouvi o “Morning Sun”. Acho que foi na Comercial… Tive de encostar o carro e fiquei a ouvir e a ligar a toda a gente com aquela emoção.»

Teve de parar o carro, e aquela recordação ficou na memória do músico apaixonado por tudo o que faz.

Posted in Perfil, Secções and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *