Literatura,  Secções

Uma Livraria Solidária

1uma livraria solidária+sofia costa lima+literatura

Francisca Prieto tem uma filha portadora de Trissomia 21. Isto podia não ter qualquer relevância, mas, para esta reportagem, é um excelente ponto de partida. Se esta premissa não se manifestasse, talvez a livraria Déjà Lu não existisse.

Francisca criou este projeto para poder não só libertar-se de alguns livros acumulados, fruto de uma grande paixão pela literatura, mas também para poder ajudar a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Começou por ser uma loja online mas desde fevereiro que pode ser visitada na Cidadela de Cascais, no primeiro andar do restaurante Taberna da Praça.

2uma livraria solidária+sofia costa lima+literatura

Nesta livraria há lugar para todos os livros. Sim, todos! Desde livros de crianças a livros de viagens, passando pelos romances atuais e pelos livros de receitas. Até aqueles livros mais antigos, que pensamos ser impossíveis de encontrar, podem estar por lá. Os exemplares, esses, vêm dos mais variados pontos do país. Uns são novos, outros foram usados, mas todos os que ali chegam são doados pelos seus donos anteriores, que, pelas mais variadas razões, não têm mais lugar em casa para aqueles livros.

O preço dos livros é, de certa forma, simbólico. É possível encontrar facilmente livros em muito bom estado com preços inferiores a 5€. No entanto, seja qual for o preço, o dinheiro reverte na totalidade para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

3uma livraria solidária+sofia costa lima+literatura

Se querem encontrar livros a bons preços e ainda ajudar uma boa causa, este é o lugar ideal a visitarem. Para entregarem os vossos livros usados, existe uma página de Facebook pela qual devem procurar.

As fotografias publicadas nesta reportagem foram tiradas pela autora em março de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *