Literatura,  Secções

14 livros para te apaixonares

Para uma leitura a dois ou sozinho(a), comemora o Dia dos Namorados acompanhado por páginas e páginas de alguns dos livros mais românticos de sempre. Leituras simplesmente apaixonantes…

Captura de ecrã 2016-02-16, às 02.29.001. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.
Publicado pela primeira vez em 1813, este é um velho clássico que continua muito atual… Afinal de contas, as verdadeiras histórias de amor são intemporais, não é verdade?



Captura de ecrã 2016-02-16, às 02.46.472. O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks.
O livro que lançou Nicholas Sparks enquanto romancista contemporâneo relata uma história de amor não só apaixonante, mas ainda por cima verídica, uma vez que é baseada na vida dos avós da esposa do autor. Haverá algo mais romântico do que uma true love story para o Dia de S. Valentim?


Captura de ecrã 2016-02-16, às 02.51.583. P.S. – eu amo-te, de Cecelia Ahern.
Arrebatador e inesperado, este livro conta a história de amor de um jovem casal que acabou cedo quando ele morre com cancro. Desfeita, ela consegue voltar a sorrir graças às inúmeras cartas que o marido escreveu antes de falecer e que ela vai recebendo aos poucos. Um romance inesquecível que mostra que o amor pode realmente durar para sempre…

Captura de ecrã 2016-02-16, às 02.54.504. Jane Eyre, de Charlotte Brontë.
Mestras do romance, as irmãs Brontë viveram, respiraram e escreveram algumas das mais apaixonantes histórias de amor. Há mais de um século que Jane Eyre cativa e inspira com um amor dramático que consome e acelera corações, da primeira à última página…


Captura de ecrã 2016-02-16, às 03.20.115. Volta para Mim, de Mila Gray.
Regressado de uma missão em Cabul, o fuzileiro Kit Ryan sente-se perigosamente atraído por Jessa, irmã do seu melhor amigo. Mas Jessa parece ser a única rapariga que ele não pode ter. Kit, porém, não deixa que nada se interponha entre ele e Jessa, e ela rende-se irresistivelmente. O que começou por ser um namoro de verão em breve se transforma numa relação que altera radicalmente o mundo de ambos. Kit tem de partir de novo, mas está disposto a sacrificar tudo por Jessa. Ela dispõe-se a esperar por Kit, aconteça o que acontecer. No entanto, para além da distância e do tempo, algo mais os separa…

Captura de ecrã 2016-02-16, às 03.27.546. Queres casar comigo todos os dias?, de Pedro Chagas Freitas.

Emocionante, sensual e doce, um romance a duas vozes tremendamente intenso, capaz de fazer o leitor perceber, profundamente, qual é afinal o poder do amor. Estarão todos à altura de o sentir?



Captura de ecrã 2016-02-16, às 04.25.337. Amor, Ponto e Vírgula, de Andrew Nicoll.
Este é o romance de estreia de um autor com características muito próprias. A acção decorre num país de localização indeterminada, algures numas ilhas do Báltico. Entre as exóticas e curiosas personagens, destacam-se o honesto e atencioso Presidente da Câmara de Ponto, Tibo Krovic, e aquela por quem nutre um amor secreto e platónico, a sua bela secretária Agathe Stopak. A narradora, omnisciente e omnipresente, é Santa Walpurnia, uma virgem barbuda e mártir, antiquíssima padroeira da cidade, recurso que confere um inigualável grau de humor a esta obra.

Captura de ecrã 2016-02-16, às 04.28.388. Vai Aonde Te Leva o Coração, de Susanna Tamaro.

Livro sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reações. Através de um registo em que três gerações de mulheres dialogam, numa voz que reconta as suas vidas, Susanna Tamaro serve-se dessa estrutura narrativa para confrontar os diferentes tempos vividos e reavaliar este ciclo geracional. A leitura deste livro é quase hipnótica, comovente, o que justifica talvez o seu imenso sucesso internacional.

Captura de ecrã 2016-02-16, às 05.35.319. Abre o Teu Coração, de James Patterson.

Jennifer vivia imersa na ausência do marido Danny, que morrera há mais de um ano, quando um novo choque vem abalar a sua vida: Sam, a sua avó e melhor amiga, teve uma trombose e está internada, em coma. Mas os acontecimentos inesperados não se ficam por aqui. Sam deixara em sua casa no Lago Genebra, no Wisconsin, uma série de cartas dirigidas a Jennifer, repletas de revelações surpreendentes. E é a partir deste momento que duas histórias de amor se entrecruzam num cenário de dor e perda mas também de força e esperança. Com a beleza serena do Lago Genebra como pano de fundo, a história que Sam conta através das suas cartas mostra a Jennifer que é possível acolher um novo amor, mais intenso do que qualquer outro, mesmo que este esconda um terrível destino…

Captura de ecrã 2016-02-16, às 05.44.3910. Cretino Irresistível, de Christina Lauren. 

Cretino Irresistível é uma história de poder sobre um chefe prepotente e a sua estagiária, que começam por se odiar, mas não conseguem parar de rasgar a roupa um do outro, numa série de encontros cada vez mais intensos.



Captura de ecrã 2016-02-16, às 05.55.5411. Entrega-te ao Amor, de J.C. Reed.

Brooke Stewart é uma jovem em início de carreira no setor imobiliário que não está disposta a ceder a tentações. Jett Mayfield é um homem deslumbrante, habituado a obter o que quer, e por acaso também é o novo patrão de Brooke. Quando ambos se conhecem, a atração que sentem é impossível de ignorar. Jett está fascinado por Brooke e pelo modo como parece determinada a rejeitá-lo. Por isso, faz-lhe uma proposta que os levará para terreno desconhecido, simultaneamente perigoso e excitante. Mas poderá uma mentira arruinar toda a química entre eles? 


Captura de ecrã 2016-02-16, às 05.58.0012. O Espírito do Amor, de Ben Sherwood.

A leitura deste romance de Ben Sherwood deixa-nos impressa na alma uma certeza luminosa – a de que, por vezes, o amor vence a morte. Charlie St. Cloud veio a sabê-lo de duas formas distintas mas igualmente prodigiosas. Primeiro com Sam, o irmão mais novo, depois, com Tess, o seu grande amor. Quando um violento acidente de viação leva Sam, com apenas doze anos, para o outro lado da vida, Charlie promete-lhe que nunca o abandonará. O laço inquebrantável que une os dois jovens irmãos torna fictícia a fronteira entre a vida e a morte, e possível o seu encontro diário ao longo de treze anos. Tudo poderia ter continuado assim, naquela espécie de limbo, se Tess nunca tivesse aparecido. Mas ela veio, e isso mudou tudo… Charlie deixou-se apaixonar por aquela mulher fascinante, deixou que ela lhe mostrasse o carácter ilusório do paraíso em que vivia, que lhe desse a conhecer, com maior nitidez, a ponte que atravessa.


Captura de ecrã 2016-02-16, às 06.01.0713. Até que Ele Nos Separe, de Emily Giffin.

Rachel White sempre foi o protótipo da «menina certinha», que fazia o que se esperava dela e se sacrificava em prol dos outros. Só que, na manhã após a festa do seu aniversário, Rachel acorda ao lado do noivo da sua melhor amiga. O mais correcto seria esquecer o que aconteceu e seguir em frente, mas, à medida que a data do casamento se aproxima, Rachel descobre que as coisas não são assim tão simples, e em breve terá de escolher entre abrir mão da felicidade ou da sua amizade mais antiga. Um romance que lança um olhar pleno de lucidez e de sensibilidade sobre as nuances que existem no amor, na amizade e na traição.


Captura de ecrã 2016-02-16, às 06.02.0714. A Felicidade Não Se Vende, de Lolly Winston.
Este é o caso de Elinor Mackey, uma advogada prestigiada e Dr. Ted Mackey, médico com uma carreira invejável. Estão ambos na casa dos quarenta e casados há cinco anos, quando de repente Elinor descobre que o marido tem um caso com uma mãe solteira. O mundo parece ruir e as alegrias então vividas dissipam-se como um fósforo que se incendeia. Os Mackey sempre tentaram ter filhos, apesar de problemas com infertilidade não o permitirem. Até que um dia, coincidindo com a última noite que passaram juntos, Elinor engravida. Será que esta notícia os irá juntar ou separar para sempre?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *