Literatura

Literatura

Três livros com um final inesperado


“Quero sempre acabar um livro. É como defino a minha carreira: acabo livros”, contou V.S. Naipaul, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2001, numa entrevista publicada no final do ano de 2016. Independentemente de gostarmos ou não de chegar ao fim de um livro, a verdade é que, muitas vezes, as reviravoltas nas narrativas nos fazem ler minuciosamente as últimas páginas, para termos a certeza de que não nos escapa nada.

Se gostas de finais inesperados estás a ler o artigo certo: selecionámos três livros com um desfecho surpreendente que te vão deixar, durante muito tempo, sem reação:

1. Procuro-te, de Lesley Pearse

250x.jpg


                                                                          Fonte: Wook

Se procuras um livro cheio de reviravoltas, com um final que te vai deixar a pensar durante meses, Procuro-te é o ideal. Li-o em 2013 e hoje, cinco anos depois, continua a ser o melhor livro que li na minha vida.

A ação desenrola-se no Reino Unido e segue a vida de Daisy, uma mulher de 25 anos, que procura Ellen, a sua mãe biológica. Enquanto seguimos as pisadas da jovem mulher, a autora vai contando a traumática história de vida de Ellen, cujos passos parecem ter sido apagados pelo tempo. Determinada, curiosa e segura, Daisy cruza-se com algumas pessoas que lhe vão dando pequenas pistas sobre o misterioso paradeiro da sua progenitora. Conseguirá Daisy encontrá-la? Quererá Ellen ser, de facto, encontrada? Será demasiado tarde? Todas estas perguntas são respondidas ao longo da narrativa dramática a que Pearse já habitou os seus leitores.

2. Isto Acaba Aqui, de Colleen Hoover

250x (1).jpg

Fonte: Wook

Quando comecei a ler o Isto Acaba Aqui não tinha grandes expectativas: pensava que era apenas mais um cliché moderno. Contudo, à medida que a história ia evoluindo, os mistérios e a curiosidade iam aumentando.

Lily tem 25 anos e acaba de chegar a Boston, pronta para correr atrás dos seus sonhos. Numa noite, no terraço de um prédio, conhece Ryle, um neurocirurgião que, à partida, parece o homem dos seus sonhos. Contudo, Ryle é um homem problemático, com um passado misterioso e um segredo grave. Será que Lily vai perceber as pistas demasiado tarde? Um livro que trata um tema atual e que nos mostra que somos muito mais fortes do que aquilo que pensamos.

3. Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

250x.jpg

Fonte: Wook

Eleanor & Park não é um dos meus livros preferidos, mas tem um final inesperado e, por isso, merece entrar neste top.

Eleanor é uma rapariga nova na escola que atrai a atenção dos seus colegas, nem sempre pelos melhores motivos. Com uma vida familiar caótica, conhece Park, um rapaz coreano, que está sempre isolado e vestido de preto. As suas vidas começam a mudar quando Eleanor se senta ao lado do rapaz no autocarro da escola. Com o passar do tempo, nasce uma relação de cumplicidade, que muda as suas vidas para muito melhor. Será que a sua relação conseguirá sobreviver aos comentários dos colegas? Conseguirão eles superar tudo? Uma história com um final que mostra que há mudanças necessárias, mesmo que, por vezes, custem mais do que estávamos inicialmente à espera.

Artigo corrigido por Lurdes Pereira