Made In ESCS

3ª edição – Prémios Tripla 2014

FOTO

Os prémios Tripla voltaram à ESCS, numa edição recheada de talento. Como a directora de comunicação da Fundação EDP, Catarina Seixas, disse: “não podem ganhar todos, mas há projetos muitos bons”.

Catarina reforçou ainda a ideia de que esta é a oportunidade que os alunos têm para poderem mostrar o seu trabalho fora do universo escsiano.

Nesta terceira edição do concurso de audiovisual, foi lançado aos participantes o desafio de darem a conhecer pessoas ou instituições que fizessem da ajuda o seu maior super-poder. Com base no tema “Heróis da solidariedade”, os participantes podiam dar a conhecer heróis que ainda não têm rosto.

Este concurso tinha três categorias premiadas com um valor monetário, entre os 1000€ e os 2000€, para os vencedores em cada uma das três categorias apresentadas: a categoria dos 30 segundos, dos 3 minutos ou a categoria de 30 minutos.

O primeiro prémio desta cerimónia foi entregue a Andreia Calhau, a vencedora na categoria de 30 segundos, com a curta intitulada “Sê um herói”.

O prémio para a categoria dos 3 minutos acabou por ser inesperadamente partilhado por dois projectos. O primeiro vencedor anunciado foi o vídeo “Tempo de Vida”, de Sara Ferré, Lisandra Maia, Rita Seabra, João Silva e  Patrícia Alvarinho. O segundo vencedor desta categoria foi o vídeo “Renovar a Mouraria”, dos alunos Simone Lopes, David Esteves, Patrícia Falcão e Inês Henriques Lopes.

O último vencedor anunciado foi para a categoria dos 30 minutos, onde o filme premiado foi o “Línguas de Gato”, de Leonor Teles, Sara Pires, Sara Moita, Mariana Fortuna, Ana Frade e Raquel Janeiro.

FOTO2

Numa edição com mais de 40 participações, esta foi, segundo o júri, a edição em que existiram mais dificuldades no momento da escolha dos vencedores, acabando o painel de jurados por ter feito, surpreendentemente, duas menções honrosas às participações “Oficinas Comunitárias” e “Heróis somos todos nós”, nas categorias de 3 minutos e 30 minutos, respectivamente, tendo-lhes sido atribuído um prémio no mesmo valor do que os outros vencedores.

Com o encerramento da entrega dos prémios ficou a promessa de uma próxima edição deste concurso, que já é considerado como uma parceria de sucesso entre a ESCS e a Fundação EDP. Com tema já escolhido, “Ajudar é Preciso”, ficou uma breve apresentação da próxima edição de um concurso onde todos podem participar, independentemente do curso.

Esta ideia foi também reforçada pelo professor da ESCS Jorge Souto, que apelou à participação de todos os alunos, principalmente com um tema que apela à nossa sensibilidade em questões sociais. Para além disso, é um concurso onde os alunos podem ainda pôr à prova as suas capacidades. Este não é um concurso puramente de técnica audiovisual e multimédia, este é um concurso para todos os cursos, onde o objectivo é promover uma cidadania mais solidária, cuidadosa e responsável.

Avatar

Sempre a reclamar, lá vai escrevendo umas coisas. Acha que tem tempo para fazer mil coisas e dormir deixou de fazer parte do seu dia-a-dia. Jornalismo é a sua paixão e escrever é o seu modo de ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *