Moda e Lifestyle

5 dicas que te vão ajudar a organizar o roupeiro

Sempre fui fã de séries como Get Organized with The Home Edit ou Tidying up with Marie Kondo, assim como daqueles programas de remodelação e de transformação de casas. Talvez os meus pais tenham influenciado um pouco este meu lado obsessivo, pois veem todas as noites, religiosamente, a série Property Brothers. A verdade é que estes programas fizeram-me olhar para as várias divisões da casa e ter vontade de as remodelar e reorganizar.

Por isso é que decidi que este artigo vai ser dedicado ao nosso querido e desorganizado roupeiro, que nos dá uma trabalheira a manter e que sofre, todas as manhãs, com as nossas crises existenciais.

Se queres organizar o teu armário e não sabes por onde começar, vou dar-te algumas dicas que aprendi com estes programas televisivos.

Organizar por secções

Quando temos armários pequenos e com pouco espaço, convém que cada peça de roupa ou acessório tenha o seu lugar.

Devemos criar pequenas secções, onde agrupamos todas as peças daquele tipo; até mesmo as que estão penduradas devem estar junto às peças da sua categoria. Os acessórios, como lenços e cachecóis, devem estar organizados em caixas, preferencialmente transparentes para poderes visualizá-los com mais facilidade.

Isto vai tornar o roupeiro visualmente mais arrumado, assim como te vai ajudar a manter essa arrumação.

Fonte: Casa e Jardim- Globo

Organizar por cores

Pode parecer excessivo e difícil de manter, mas a verdade é que seguir uma ordem de cores é muito útil. Para além de dar um ar mais organizado, também é divertido e visualmente apelativo. E vai-te encorajar a manter aquela estética, assim como te vai facilitar o trabalho que tens ao procurar todas as manhãs a peça de roupa que queres.

Podes seguir a ordem das cores do arco-íris, um método bastante utilizado pelas organizadoras do The Home Edit, ou seguir a ordem dos tons mais claros para os mais escuros.

Fonte: Pinterest
Fonte: Natalia Voigt

Colocar os cabides para o mesmo lado

Esta dica é meramente estética. Ela não te vai ajudar a encontrares mais facilmente as tuas peças de roupa, mas vai transmitir-te uma sensação de paz sempre que contemplares o teu armário por uns minutos. 

Para além de colocar os cabides todos para o mesmo lado, o ideal seria que eles fossem todos iguais. No entanto, se conseguires assegurar esse primeiro passo, já é o suficiente. 

Fonte: Como Organizar por Benfatto

Dobrar com o método da Marie Kondo

As gavetas são, talvez, a parte mais desorganizada dos nossos roupeiros. Como são espaços que se encontram escondidos, temos a tendência de enfiar tudo lá para dentro de qualquer maneira.

Muitas vezes, ganhamos vergonha na cara e decidimos arrumar, mas o problema está na forma como o fazemos. O clássico é empilharmos as t-shirts, as malhas e outros em pequenos montes, mas isso é errado: primeiro, não nos ajuda a ver o que temos, fazendo com que nos esqueçamos da maior parte das nossas roupas; segundo, quando estamos com pressa, rapidamente destruímos aquele monte ao tentar chegar à peça que se encontra no fim e fica logo tudo desorganizado.

Por isso, a melhor forma de organizar as gavetas é adotar o método de dobrar da Marie Kondo, uma especialista em organização pessoal. Esse método vai permitir que vejamos e tenhamos acesso a todas as nossas peças de roupa, assim como é mais fácil de manter.

Fonte: Pinterest
Fonte: canalmasculino.com.br

Respeitar o limite de roupas que o nosso armário consegue suportar.

Nem todos temos closets. Na verdade, é mais provável que a maioria de nós tenha um guarda roupa com duas portas que nem é muito grande e às vezes não é o suficiente para a quantidade absurda de roupa que temos.

Esta última dica que vos trago é talvez uma das mais importantes. Nós temos tendência a comprar roupa todos os anos: faz parte de nós – ou porque queremos sentir aquela sensação de estrear algo novo, ou porque já não nos identificamos com as roupas que temos, ou até porque simplesmente gostámos de uma peça e não podemos perder a oportunidade de a comprar.

Para respeitarmos o nosso roupeiro, é importante que, antes de comprarmos alguma roupa, façamos uma limpeza e uma escolha das que já temos, porque senão vamos estar a encher o nosso armário e vamos chegar a um ponto em que já não conseguimos fazer nada dele. É importante respeitarmos o espaço que temos, porque isso também nos vai ajudar a impor limites a nós próprios e a fazer-nos questionar “Será que eu preciso mesmo de comprar isto?”.

Fonte: treissiamorim.com

Espero que com estas dicas consigas criar um sistema de organização que te facilite a vida e que te ajude a manter o roupeiro sempre arrumado. Se te interessares mais pelo tema, podes sempre ver as séries que mencionei acima: Get Organized whit The Home Edit e Tidying up with Marie Kondo.

Artigo revisto por Inês Paraíba

Fonte da foto de capa: Ikea.com via Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *