Moda e Lifestyle

5 documentários e reality series sobre moda para veres na Netflix

Não precisas de ser um fanático de moda para veres estas sugestões. Apenas precisas de manter a mente crítica e livre, porque a indústria da moda tem muito a dizer sobre a nossa sociedade.

Apresentados neste artigo, os documentários e as reality series do passado, de designers a jornalistas de moda, emprestam memórias e descobrem épocas importantes da moda pelos olhos de quem as viu e viveu. Os do presente anteveem o futuro com novos criadores trendsetters que estão a ganhar protagonismo com novas coleções.

1 – Franca chaos and creation

Francesco e Franca. Fonte: Netflix.com

“Não foi sempre o teu sonho, Francesco? Duplicá-la, ter duas dela?” – Peter Lindbergh.

Através da narrativa íntima do seu filho Francesco Carrozzini, conjugada com momentos pessoais capturados e congelados em fotos e memórias, arquivos da Vogue, depoimentos de amigos e connoisseurs da moda, somos guiados pelo itinerário da vida de uma ex-estudante de Teologia russa e alemã que nunca imaginaria que seria a redatora-en-chef, por 28 anos, da Vogue Italia. Franca Sozzani, provocadora da moda (e de polémicas), revolucionou o mundo editorial. Foi a primeira a trazer modelos negras para as capas de revista, a primeira a marcar posição pela ecologia, denunciando o fenómeno dos derramamentos de óleo. A italiana destacou-se por fazer da Vogue Italia uma revista de moda comprometida. 

Duração: 1h19m

2 – Casablancas – the man who loved women

John Casablancas e modelos Elite. Fonte: Netflix.com

John Casablancas foi o fundador da célebre agência Elite Models, que deu início às carreiras de Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Gisele Bundchen e Stephanie Seymour. O documentário Casablancas: The Man Who Loved Women (ou Casablancas: O homem que amava as mulheres), de Hubert Woroniecki, apresenta uma longa entrevista individual sustentada por fotos pessoais, filmes caseiros, clipes de TV e fotos de moda. Dos Alpes suíços da década de 1950 aos arranha-céus do centro de Manhattan, num vislumbre retro, é-nos mostrado como um homem transformou o mundo adormecido das manequins, em meados dos anos 60, numa empresa impulsionada pelas estrelas dos anos 80 e 90 que transformou mulheres bonitas em celebridades famosas e  ricas.

Duração: 1h21m

3 – Jeremy Scott – the people’s designer 

Jeremy Scott. Fonte: Netflix.com

Um dos maiores designers contemporâneos, Jeremy Scott, abre as portas da sua vida pessoal e profissional no documentário Jeremy Scott: The People’s Designer. Originalidade é uma das características da sua personalidade estampadas nas mais recentes coleções Moschino. No filme, Jeremy Scott fala dos processos criativos e de onde surgiram as inspirações por detrás das revoluções apresentadas pela marca nos últimos anos. No seu longo caminho com destino ao sucesso, celebridades como Rita Ora, Katy Perry, Miley Cyrus e Rihanna têm acompanhado o estilista. Desde o início até ao seu primeiro desfile na Maison Moschino, em 2014, onde é diretor artístico, o filme traça toda a carreira do designer americano. 

Duração: 1h48m

4 – Next in fashion (série/TV reality

Fonte: Netflix.com

Eras fã do America’s Next Top Model apresentado por Tyra Banks? Tens aqui uma alternativa fresca, só que desta vez os concorrentes são designers. Apresentado por Tan France e Alexa Chung, Next in Fashion é uma reality serie de moda da Netflix.  De uma inglesa que já trabalhou com Stella McCartney a um designer que já criou peças para Beyoncé, 18 designers experientes e de diversas realidades são desafiados a provar que podem ser o próximo fenómeno na indústria da moda. Em cada episódio há um novo desafio e poderás acompanhar o processo criativo dos concorrentes, da raíz ao produto final: o desfile. Em jogo estão um prémio de 250 mil dólares e a oportunidade de vender uma coleção no e-commerce Net-a-porter. Entre os júris estão grandes nomes da indústria da moda, como a responsável de parcerias de moda no Instagram Eva Chen e os designers Phillip Lim e Tommy Hilfiger.

Duração: 1 temporada com 10 episódios

5 – No time for shame (série/TV reality)

Santiago Artemis. Fonte: Netflix

Extra, extra e extra! No Time for Shame (ou No Hay Tiempo Para la Verguenza, em espanhol) é uma “docu-série” que segue a vida do designer argentino Santiago Artemis. Ao longo de seis episódios, não apenas verás, em primeira mão, como o seu negócio funciona e como o designer canaliza a sua criatividade, como também verás tudo (ou quase tudo) sobre a sua vida amorosa, a sua saúde mental e as suas amizades. Com o seu estilo vívido e altamente afeminado e com a sua extravagância criativa, o designer impõe o seu toque delirante no mundo da moda. Quando não está a criar novas coleções sazonais para a passarela, está a criar peças personalizadas para as celebridades, como a Xuxa Meneghel. Acredita, darás boas risadas graças à sua personalidade flamboyant.

Duração: 1 temporada com 6 episódios

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

Fonte da foto de capa: Foto de Mollie Sivaram no Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *