Literatura

5 livros de diferentes géneros que podes oferecer em qualquer época do ano

O Natal já passou, mas todos os dias são dias em que podes oferecer um livro e fazer alguém mais feliz. A ESCSMagazine traz-te 5 recomendações de livros integrados nos mais diversos géneros de literatura para ofereceres este Natal!

1 – Ficção histórica: O Ano da Dançarina, de Carla M. Soares

Fonte: Wook

O Ano da Dançarina é o terceiro livro de Carla M. Soares e a recomendação na secção de ficção histórica. Passado em 1918, este livro narra a história do médico tenente Nicolau Lopes Moreira, que, ferido e marcado pela sua experiência na frente francesa, regressa, para a sua família burguesa, a um país marcado pela guerra. O seu regresso é marcado pelo reencontro com Rosalinda, com quem manteve uma relação no passado. No meio de uma Lisboa aflita com os problemas que chegam com o quase fim da guerra, a família de Nicolau experiencia o medo e a perda, ao mesmo tempo que este descobre um amor inesperado e lida com os fantasmas que trouxe consigo. Este romance cruza a batalha do protagonista com a história da sua família e da recuperação da capital e do país.

2 – Suspense: A Rapariga do Comboio, de Paula Hawkins

Fonte: Wook

Quase todos já ouviram falar deste best seller mundial, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção como presente para aqueles que gostam de mistério e de tentar resolvê-los sozinhos. Esta narração acompanha Rachel, que, diariamente, apanha o comboio e observa os outros lá fora, como muitos de nós fazem no seu dia a dia. Todos os dias vê o mesmo casal, na mesma casa, na mesma varanda. Dá-lhes nomes, uma vida, amigos… Recém-divorciada, Rachel vê nestes dois tudo o que já foi. Apesar disto, um dia, Rachel assiste a algo bem diferente do habitual. A velocidade do comboio impede-a de dar sentido à imagem rápida que viu, mas, quando percebe que a mulher que vê diariamente desapareceu, decide ir à polícia. É a partir daqui que a protagonista se torna na principal suspeita de uma série de acontecimentos que parecem envolvê-la e cercá-la cada vez mais. Será que Rachel tem mesmo alguma coisa a ver com o caso?

3 – Romance: O Amante Japonês, de Isabel Allende

Fonte: Wook

Isabel Allende é conhecida nos quatro cantos do mundo, mas muitos ainda não leram nada desta autora tão aclamada. O Amante Japonês é um dos seus livros de romance histórico. Em 1939, a Polónia estava sob o domínio dos nazis e, por isso, os pais da ainda jovem Alma Belasco enviaram-na para casa dos tios, em São Francisco. É aí que esta conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro e por quem rapidamente se apaixona. Apesar de os dois se amarem, acabam por se separar após o ataque a Pearl Harbor e quando milhares de nipo-americanos, como Ichimei e a família, são declarados inimigos. Os dois voltam a encontrar-se ao longo dos anos, mas o seu amor continua a ser criticado por todos. Quando Alma, anos mais tarde, se instala na Lark House, um lar de idosos opulento, conhece Irina Bazili, jovem funcionária que se junta ao neto de Alma, Seth, e tenta descobrir a verdade sobre a paixão da avó e Ichimei, que perdurou durante décadas.

4 – Fantasia: Na Terra do Nada, de Neil Gaiman

Fonte: Wook

No género de fantasia, recomendamos Na Terra do Nada, de Neil Gaiman, um livro de fantasia urbana que muitos não conhecem. O autor leva-nos até ao centro londrino, com uma cidade dividida em dois mundos. Londres-de-Cima e Londres-de-Baixo diferem em muito, mas coabitam através da rede de metro. Richard Mayhew, o nosso protagonista, acolhe, sem querer, uma fugitiva e, a partir daí, já não é bem-vindo em Londres-de-Cima, tudo o que conhecia até então. A namorada, os amigos, ninguém sabe quem é. A sua única esperança é perceber o mundo da escuridão e dos túneis onde tudo é tão diferente e que as pessoas de Cima, como ele uma vez foi, não vêem.

5 – Biográfico: Os Filhos da Droga, de Christiane F.

Fonte: Wook

Um testemunho com impacto mundial, especialmente nos mais jovens, Os Filhos da Droga, de Christiane F., relata a vida de uma adolescente que, em menos de nada, se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína. Neste livro sem precedentes percebemos como mudou a vida de Christiane F. e conhecemos diversas personagens baseadas também em pessoas reais cujas vidas foram viradas do avesso pelos mais diversos acontecimentos. Um livro importante, mesmo nos dias de hoje, e que ensina muito sobre droga, mas também sobre mudanças rápidas e desesperadas.

Fonte da Imagem de Capa: Exame.com

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Avatar

O meu nome é Mariana Ribeiro e pode parecer estranho, mas uma das coisas que mais gosto de fazer é planear viagens, mesmo que ainda não as tenha marcado. Aliás, essa foi uma das razões para começar a escrever para a Capital: conseguir pesquisar sítios novos para visitar e partilhá-los com outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *