6 dicas para seres mais produtivo durante a quarentena

O artigo que trago este mês pretende ajudar-te a seres mais produtivo no período tão frustrante, que é o da quarentena. Trabalhar ou estudar em casa pode ser difícil para muitas pessoas, pois muitas vezes têm dificuldade em encontrar motivação ou concentração. Por isso é que decidi partilhar algumas dicas que me têm ajudado a ser mais produtiv

  1. Coloca despertador

Durante este período podemos acabar por dormir mais, e facilmente fazer com que a nossa rotina deixe de ser produtiva. Apesar de termos horários para cumprir, a verdade é que não é a mesma coisa, pois já não temos de acordar uma ou duas horas mais cedo para realizarmos todo o processo até chegarmos à escola. No entanto, é importante manter uma certa rotina e, por isso, é importante utilizar despertador.

Colocar despertador é importante, porque vai permitir-te aproveitares o dia ao máximo. Muitas vezes acordava tarde e já não sentia vontade de fazer nada, o que fazia com que o meu dia não rendesse nada e passasse muito depressa, fazendo muitas vezes com que me sentisse inútil.

  1. Tem um espaço agradável para trabalhar

A escolha do local onde vamos trabalhar é muito importante. Escolhe um espaço que te faça sentir bem e que tenha uma boa iluminação.

Fonte: Pinterest

Eu sei que muitas pessoas fazem tudo no seu quarto, pois é lá que têm a sua secretária. No entanto, o meu conselho é saírem um pouco desse ambiente e procurarem outros sítios para trabalhar. Por vezes, é bom separarmos o espaço de trabalho do espaço de lazer. O nosso quarto deve ser o nosso refúgio e o sítio onde vamos para relaxar. Também é importante terem o vosso local de trabalho sempre organizado e limpo, pois vai facilitar o vosso estudo. Locais desorganizados causam stress e tensão.

  1. Encontra a altura do dia em que és mais produtivo

Uma coisa que me ajudou bastante foi descobrir a altura do dia em que era mais produtiva. Eu percebi que de manhã consigo completar mais facilmente todos os meus objetivos, pois estou mais concentrada e motivada. No entanto, o teu pico de produtividade pode ser a qualquer altura do dia. Se o encontrares, vai ser mais fácil para ti, pois podes rentabilizar o teu tempo e estabelecer horas para trabalhar e horas para relaxar.

4. Faz uma lista daquilo que pretendes fazer naquele dia

Fonte: Forbes

Outra dica é escrever uma lista daquilo que pretendes fazer naquele dia. Compromete-te a fazer tudo o que escreveste. Podes definir os teus objetivos para o dia através do critério de prioridade ou de urgência.

5. Escreve uma lista com todos os teus trabalhos e, ao lado, as respetivas datas de entrega

Esta quinta dica acaba por se relacionar com a anterior.

Nós temos imensas cadeiras e, nesta altura, falo por mim, tenho mais trabalhos do que testes. Às vezes são dois trabalhos por cadeira e, se não os apontar, vou acabar por me esquecer de algum.

O meu conselho é apontar todos os trabalhos e respetivas datas numa folha e colocá-la num local para o qual tenhas de olhar frequentemente, para que, assim, nunca te esqueças do que tens para fazer. Podes organizar a lista por disciplina ou por data, ou da forma que te der mais jeito e que facilite o teu trabalho.

6. Faz exercício ou alguma atividade que te ajude a ficar concentrado

A última dica é para aqueles dias em que não consegues estar concentrado por nada deste mundo. Uma forma de contrariar isso, que me foi aconselhada por uma amiga, é fazer alguma atividade que te deixe ficar mais desperto. Pode ser qualquer atividade desde exercício físico, passear o cão, dançar, etc.

Fonte: Pinterest

São estas as seis dicas que tinha para partilhar. Espero que tenha sido útil e que, a partir de agora, consigas ser mais produtivo e aproveitar o teu dia da melhor forma.

Artigo revisto por Inês Paraíba

Foto de Capa – Fonte: https://blog.pluga.co/uploads/2017/04/dicas-de-produtividade.jpg

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *