“Pequeno Tornado” atinge Albufeira
Vento extremo causou danos materiais em Albufeira, danificando estruturas e veículos na ocorrência do que uma fonte do IPMA confirmou ser um “pequeno tornado”.
Na sexta feira, dia 13 de abril, o vento forte que se manifestou na avenida principal de Albufeira, no Algarve, causou danos materiais mas não fez vitimas na ocorrência daquilo que uma fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreveu como sendo um “pequeno tornado”.
Várias estruturas e árvores caíram, causando danos a pelo menos 12 veículos que estavam estacionados na zona. Não há registo de danos de habitações ou estabelecimentos comerciais. A Câmara de Albufeira ainda está a calcular os prejuízos causados pelo evento: “Estamos ainda a avaliar a situação e a contabilizar os estragos (…)”, disse à Lusa uma fonte da Câmara Municipal de Albufeira.
Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro referiu à agência Lusa que as árvores e estruturas foram retiradas para desimpedir as vias, mas a limpeza e retirada de equipamentos fica a cargo do pessoal da Câmara Municipal de Albufeira.
A zona de Faro tem sido atingida nos últimos meses por vários fenómenos agravados de vento forte e um tornado. O tornado ocorreu no dia 28 de Fevereiro e teve origem na praia de Faro. Virou vários barcos e causou danos à esplanada e às viaturas presentes no local. Os estragos do tornado foram registados em vários conselhos da região.