EUA. Primeira parte de um acordo comercial com a China poderá ser assinada
Donald Trump afirmou que a Primeira Fase de um acordo comercial com a China poderá ser assinada em novembro. A expetativa do presidente norte-americano é que essa parte seja assinada no Fórum Ásia-Pacífico.
A primeira parte do acordo comercial entre a China e os Estados Unidos poderá ser assinada em novembro. Donald Trump disse na segunda-feira ser essa a sua expetativa.
O presidente norte-americano prevê assinar essa parte do acordo no Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), que decorrerá entre 16 e 17 de novembro, no Chile. Esta cimeira será palco de mais um encontro entre Trump e o líder do executivo chinês, Xi Jinping.
“Penso que poderemos estar prontos para assinar uma parte importante do acordo. Chamemos-lhe Fase Um, mas é uma parte importante”, afirmou o presidente dos EUA, em declarações à Imprensa. Segundo a Reuters, esta primeira parte do acordo está relacionada com a agricultura e as “necessidades da banca”. Caso todas as partes do acordo seja assinadas, a guerra comercial entre a China e os EUA poderá ser dada como terminada.
No início deste mês, a Casa Branca anunciou que o secretário do Comércio e o secretário do Tesouro norte-americanos se iriam reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, para avançarem nas negociações em diversas áreas.
A guerra comercial entre os países começou no verão de 2018 e decorre há cerca de 16 meses. Os Estados Unidos discordam das políticas económicas para o setor tecnológico de Pequim e têm vindo a impor sanções à China. O executivo chinês aplica a Washington sanções económicas, criando uma guerra comercial que tem afetado a economia mundial.
Artigo revisto por Mariana Plácido