EUA. Primeira parte de um acordo comercial com a China poderá ser assinada

Donald Trump afirmou que a Primeira Fase de um acordo comercial com a China poderá ser assinada em novembro. A expetativa do presidente norte-americano é que essa parte seja assinada no Fórum Ásia-Pacífico.

Mark Wilson/Getty Images

A primeira parte do acordo comercial entre a China e os Estados Unidos poderá ser assinada em novembro. Donald Trump disse na segunda-feira ser essa a sua expetativa.

O presidente norte-americano prevê assinar essa parte do acordo no Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), que decorrerá entre 16 e 17 de novembro, no Chile. Esta cimeira será palco de mais um encontro entre Trump e o líder do executivo chinês, Xi Jinping.

“Penso que poderemos estar prontos para assinar uma parte importante do acordo. Chamemos-lhe Fase Um, mas é uma parte importante”, afirmou o presidente dos EUA, em declarações à Imprensa. Segundo a Reuters, esta primeira parte do acordo está relacionada com a agricultura e as “necessidades da banca”. Caso todas as partes do acordo seja assinadas, a guerra comercial entre a China e os EUA poderá ser dada como terminada.

No início deste mês, a Casa Branca anunciou que o secretário do Comércio e o secretário do Tesouro norte-americanos se iriam reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, para avançarem nas negociações em diversas áreas.

A guerra comercial entre os países começou no verão de 2018 e decorre há cerca de 16 meses. Os Estados Unidos discordam das políticas económicas para o setor tecnológico de Pequim e têm vindo a impor sanções à China. O executivo chinês aplica a Washington sanções económicas, criando uma guerra comercial que tem afetado a economia mundial.

   Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *