“A vitória da democracia.”: a tomada de posse de Joe Biden e Kamala Harris
Joe Biden é oficialmente o 46º Presidente dos Estados Unidos da América. A tomada de posse aconteceu no dia 20 de janeiro de 2021, no Capitólio.
O hino, cantado por Lady Gaga, marcou o início da cerimónia da tomada de posse. Em seguida, subiram ainda ao palco a cantora Jennifer Lopez e a poetisa e ativista Amanda Gorman.
Kamala Harris fez história ao tomar posse como a primeira vice-presidente do género feminino, nos EUA. De mão esquerda pousada na Bíblia, oferecida por uma vizinha que tomava conta dela em criança, Kamala Harris jurou servir os Estados Unidos da América.
Seguiu-se Joe Biden, que tomou então posse como o 46º Presidente dos EUA. Ao lado da mulher Jill, e perante o Chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, Biden assumiu o cargo e apelou à união dos norte-americanos. “Hoje, comemoramos a vitória, não de um candidato, mas de uma causa – a causa da democracia”, disse o democrata, no seu discurso de tomada de posse.
Entre os convidados, Barack e Michelle Obama estiveram também presentes na tomada de posse de Joe Biden, este que foi vice-presidente de Obama. Já Donald Trump deu nas vistas ao não comparecer na cerimónia. O ex-presidente deixou a Casa Branca, ao som de Frank Sinatra, e partiu para a Flórida, depois de prometer regressar a Washington D.C. para uma despedida.
Depois do juramento no Capitólio, Joe Biden entrou na Sala dos Presidentes, e assinou a Proclamação do Dia da Inauguração: um documento com as nomeações para as posições do Gabinete e para as posições do sub-Gabinete.
“Um novo dia na América.” foi a frase que Joe Biden escreveu no Twitter para descrever a quarta-feira de 20 de janeiro de 2021. Entretanto, o novo Presidente já entrou na Casa Branca, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos.
Joe Biden já assinou as suas primeiras decisões, a partir da Sala Oval, que marcam notoriamente a diferença relativamente à administração de Donald Trump. A primeira decisão executiva de Biden foi a ordenação do uso de máscara em todas as propriedades federais. Biden assinou também uma decisão executiva que dará início ao processo de regresso dos EUA ao Acordo de Paris, bem como o fim do travel-ban imposto por Trump a países de maioria islâmica.
Artigo revisto por Beatriz Campos
AUTORIA
Ana Cardoso é uma aprendiz de jornalista. Desde cedo que a leitura e a escrita se tornaram duas das suas grandes paixões. As palavras alimentam a sua alma. Mas desde que ingressou no curso de Jornalismo na ESCS descobriu que tem 3 amores: a televisão, a rádio e a imprensa escrita. Só ainda não decidiu de qual deles gosta mais.