Atualidade,  Informação

“A vitória da democracia.”: a tomada de posse de Joe Biden e Kamala Harris

Joe Biden e Kamala Harris
Créditos: Getty Images

Joe Biden é oficialmente o 46º Presidente dos Estados Unidos da América. A tomada de posse aconteceu no dia 20 de janeiro de 2021, no Capitólio. 

O hino, cantado por Lady Gaga, marcou o início da cerimónia da tomada de posse. Em seguida, subiram ainda ao palco a cantora Jennifer Lopez e a poetisa e ativista Amanda Gorman. 

Kamala Harris fez história ao tomar posse como a primeira vice-presidente do género feminino, nos EUA. De mão esquerda pousada na Bíblia, oferecida por uma vizinha que tomava conta dela em criança, Kamala Harris jurou servir os Estados Unidos da América. 

Kamala Harris faz o juramento acompanhada pelo marido e perante a juíza Sonia Sotomayor
Créditos: San Francisco Chronicle via Getty Images

Seguiu-se Joe Biden, que tomou então posse como o 46º Presidente dos EUA. Ao lado da mulher Jill,  e perante o Chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, Biden assumiu o cargo e apelou à união dos norte-americanos. “Hoje, comemoramos a vitória, não de um candidato, mas de uma causa – a causa da democracia”, disse o democrata, no seu discurso de tomada de posse.

Joe Biden presta juramento acompanhado pela mulher Jill
Créditos: San Francisco Chronicle via Getty Images

Entre os convidados, Barack e Michelle Obama estiveram também presentes na tomada de posse de Joe Biden, este que foi vice-presidente de Obama. Já Donald Trump deu nas vistas ao não comparecer na cerimónia. O ex-presidente deixou a Casa Branca, ao som de Frank Sinatra, e partiu para a Flórida, depois de prometer regressar a Washington D.C. para uma despedida.

A despedida de Donald Trump
Fonte: Observador

Depois do juramento no Capitólio, Joe Biden entrou na Sala dos Presidentes, e assinou a Proclamação do Dia da Inauguração: um documento com as nomeações para as posições do Gabinete e para as posições do sub-Gabinete.

Joe Biden assina a declaração de tomada de posse, na presença de Kamala Harris na Sala dos Presidentes no Capitólio
Créditos: Getty Images

Um novo dia na América.” foi a frase que Joe Biden escreveu no Twitter para descrever a quarta-feira de 20 de janeiro de 2021. Entretanto, o novo Presidente já entrou na Casa Branca, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos.

Joe Biden já assinou as suas primeiras decisões, a partir da Sala Oval, que marcam notoriamente a diferença relativamente à administração de Donald Trump. A primeira decisão executiva de Biden foi a ordenação do uso de máscara em todas as propriedades federais. Biden assinou também uma decisão executiva que dará início ao processo de regresso dos EUA ao Acordo de Paris, bem como o fim do travel-ban imposto por Trump a países de maioria islâmica.

Joe e Jill Biden entram na Casa Branca
Créditos: Getty Images

Artigo revisto por Beatriz Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *