Lifestyle

Short City Break

É agora, em 2022, que queres desfrutar de uma viagem, mas não sabes para onde ir? Escolhi os melhores destinos para desfrutares de um fim-de-semana inesquecível com amigos(as), família ou namorado(a).  Inspira-te e elege o teu short city break por um excelente preço entre os melhores destinos europeus, como Amesterdão, Paris, Roma e Praga.

Amesterdão: um passeio ao longo dos canais

Fonte: Wallpapper

Uma cidade de perder o fôlego com paisagens fascinantes. Nada melhor do que caminhares pelas ruas de Amesterdão e encantares-te com cada cantinho que a capital holandesa tem para oferecer. A arquitetura da cidade é muito original. Uma vez que o preço dos terrenos é muito elevado, as casas são construídas de forma estreita, em altura e ligeiramente inclinadas para frente. Curiosamente, a casa mais estreita do mundo fica em Amesterdão tendo dois metros de largura e cinco metros de profundidade. 

Um passeio pelos canais e pelas centenas de pequenas pontes não pode faltar no teu roteiro. Na cidade há 165 canais! Há outras experiências que não podes perder quando visitares Amesterdão, como por exemplo, um passeio de bicicleta pela cidade e uma tour pelo famoso Red Light District. Não é incrível pensar no facto de numa cidade haver mais bicicletas do que carros? Aliás, em Amesterdão até há mais bicicletas do que pessoas! O Red Light District é um dos bairros mais curiosos para conhecer em Amesterdão e isso deve-se ao turismo sexual altamente difundido na região.

Apesar de a capital holandesa possuir o estatuto de uma cidade grande – em relação a transporte e organização – ainda mantém todo um charme de cidade pequena. Podes desfrutar de uma infinidade de coisas: praças, museus, passeios pelos canais, jardins, cervejarias, coffeeshops, enfim… Para os turistas que têm uma paixão por museus, aconselho o Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank e o Rijksmuseum. Um dia não chega para visitar os mil e um museus da cidade! Já para os amantes de cerveja, a Heineken Experience e a Cervejaria Brouwerij ‘t IJ não podem faltar durante a visita. 

Paris: amor e cultura por toda a parte

Fonte: Wallpapper

Paris é um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. É uma cidade mágica e romântica. Dispõe de uma oferta cultural considerável, de muita história e conhecimento.  Paris encanta os viajantes com atrações turísticas conhecidas em todos os cantos do mundo – destacando-se a icónica Torre Eiffel, construída em 1889. A ideia era que a Torre fosse desmontada 20 anos depois da sua inauguração, sendo que a imprensa e várias figuras intelectuais afirmavam que o monumento era uma “monstruosidade inútil”. Todavia, atualmente é um dos pontos turísticos mais reconhecidos do mundo.

Além da Torre Eiffel, a cidade reúne muitos outros monumentos, museus com obras de arte de milhares de anos, jardins, cafés e edifícios arquitetónicos, como por exemplo, a Catedral de Notre-Dame, a basílica de Sacre Coeur, o Louvre, o Arco do Triunfo, o Grand Palais, entre outros.  O Louvre é o maior museu de arte no mundo. O seu interior conta com mais de 38 mil peças expostas pelos corredores e salas. Algumas das obras de arte mais famosas estão expostas neste museu, como por exemplo, a Mona Lisa La Joconde. O Louvre tem visitas noturnas gratuitas no primeiro sábado de cada mês! Não podes também deixar de passar pela ponte mais antiga de Paris. A Pont Neuf atravessa a Île de la Cité e foi inaugurada em 1607, sendo que em 1991 foi inscrita como Patrimônio Mundial da Unesco. 

Caso vás à procura de diversão, desfruta do bairro de Montmartre, visitando o Moulin Rouge ou os restaurantes e bares da região. Para aproveitares a cidade como um verdadeiro parisiense só tens de explorar a gastronomia local – experimentar a variedade de doces finos, pães e queijos – e passear, ao final da tarde, pelas margens do Rio Sena numa das ruas com os cafés nas calçadas. 

Roma: um encontro com a civilização romana

Fonte: Wallpapper

Roma tem mais de dois milénios de história e foi testemunha de acontecimentos importantíssimos do mundo ocidental. Não é por acaso que a capital de Itália é conhecida como “A Cidade Eterna”. Esta oferece aos turistas uma viagem no tempo através do patrimônio histórico riquíssimo, museus icónicos, excelentes restaurantes, monumentos, e edifícios prestigiados. Uma cidade que te vai surpreender em cada esquina! Roma é uma das cidades mais visitadas da Europa e os motivos são conhecidos: a Fontana di Trevi –  a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália; o Panteão de Roma – um dos poucos monumentos que se pode visitar de modo gratuito; as Escadarias da Praça de Espanha – no mundo da moda, os 135 degraus da escada são conhecidos já que neles acontece o desfile Donne Sotto le Stelle. Também o Coliseu não deixa ninguém indiferente. Foi construído na segunda metade do Século I e é um anfiteatro oval em tempos usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos. Atualmente, é uma das sete maravilhas do mundo. O que não falta em Roma são Igrejas – são mais de 900, sendo que cerca de um terço são consideradas históricas. São igrejas com importância religiosa, mas também artística, arquitetónica, e turística. 

Se preferires um turismo mais religioso, não podes deixar de passar pelo Vaticano, um Estado com selos e moeda própria, que tem como chefe de governo o Papa. 

Não se visita Roma somente para se conhecer os demais monumentos, mas também pela típica e deliciosa gastronomia:  buccatini all’amatriciana, bruschetta ou, por exemplo, spaghetti alla carbonara. Ainda são necessários mais motivos para visitar esta magnífica cidade? 

Praga: cor, arquitetura e cerveja

Fonte: Wallpapper

Praga é uma cidade famosíssima pela sua incrível arquitetura, que une construções históricas em diversos estilos – desde castelos medievais a prédios modernos -, sendo considerada a cidade mais bonita do Leste Europeu. É um destino muito procurado pelos turistas, seja para aproveitar a intensa vida noturna ou um passeio sossegado à beira-rio.

Se visitares Praga e não assistires a um concerto de música clássica no Mirror Chapel, Clementinum, a tua viagem não vai ficar completa – isto porque a  Europa de Leste tem os melhores lugares do mundo para se ouvir música clássica! O preço dos bilhetes varia entre 25€ e 40€. Em Praga, a tradição cultural já é muito antiga. A valorização cultural durante os regimes comunistas fez com que existissem muitos teatros e salas de espetáculos.

Além disto, nunca é demais destacar que a capital da República Checa é uma das cidades mais românticas do mundo! Não há nada como ir ver as badaladas da meia-noite no relógio astronómico de Praga, na Câmara Municipal, em plena Praça da velha da cidade. A grande atração de Clementinum é a Biblioteca Nacional – tem milhares de livros, muitos deles relíquias históricas. As atrações turísticas não ficam por aqui… existem locais e edifícios icónicos em Praga, como por exemplo, o bairro judeu, o cemitério  judaico – o mais antigo da Europa -, a sinagoga – local de culto da religião judaica e um símbolo da memória do Holocausto na República Checa -, a ilha Slovansky Ostrov e a Dancing House. É um autêntico mergulho na História. A cidade é praticamente uma documentação da arquitetura e estilos variantes da era medieval até o século XVIII. Tal é o seu valor que o centro histórico, de modo geral, é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Ah, e já mencionei que a cerveja é mais barata do que a água por lá?

Em 2021, estivemos à espera de que esta situação se tornasse estável, para podermos planear novas viagens de sonho. A vacina contra a Covid-19 deu a muitos dos amantes de viagens a esperança de poder voltar a desfrutar de destinos inesquecíveis, mas com a situação a mudar diariamente, a par das restrições para entrar em cada país, viajar tornou-se num sobressalto. Desde o momento em que se marca uma viagem até à hora de se fazer as malas são muitas as dúvidas que surgem. Este mapa (https://apply.joinsherpa.com/travel-restrictions)  pode ajudar, pois fornece informações permanentemente atualizadas sobre as diferentes restrições de cada país. Se queres investir em ti, desfruta daquilo que está à tua volta! Estes e muitos outros destinos europeus podem fazer parte da tua agenda. Espero que com a leitura deste artigo fiques com vontade de partir para uma nova aventura.

Fonte da capa: TripSavvy

Artigo revisto por Catarina Peixe

AUTORIA

+ artigos

Madalena Abrantes, 18 anos e aspirante a jornalista. É comunicadora de vocação, bailarina de coração e feliz de corpo inteiro. Entre a dança, os seus interesses de culinária, a moda e a solidariedade parece que caminha num projeto de equilibrismo. Mas, a sua grande paixão? Viajar. A sua maior conquista é viver a fazer aquilo de que gosta!