Mundo Académico

ARRAIAL ESCSITO: o melhor evento de outubro

Há 19 anos que a Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social realiza o grande evento de outubro: o mítico Arraial Escsito. Quase dois meses após o arranque das aulas, os novos alunos têm a oportunidade de sentir o verdadeiro ambiente de animação que só as festas da AE conseguem proporcionar. Comida, bebida e diversão são garantidas.

Se há algo que não pode faltar são artistas prontos a meter o chão do campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa a tremer! Em anos anteriores, chegaram a passar pelo palco do Arraial Escsito personalidades como Quim Barreiros, Grognation, Rute Marlene e muitos mais! 2024 promete superar todas as expectativas com Funkelada, Zé Avécalhos, John Goulart e, claro, a escstunis, que já tem lugar cativo.

Fonte: Instagram AE ESCS

Tradição e conexão escsiana

Uma das características mais associadas à ESCS, para além da qualidade do seu ensino, é o ambiente dinâmico e entusiasmante que se vive. Um dos maiores responsáveis por difundir esse espírito é a Associação de Estudantes. Algumas dessas atividades já se tornaram até em tradições, como é o caso do Arraial. Ao 19.° ano o evento assegura já o lugar de um dos mais esperados do ano letivo. Alunos, professores, funcionários e alumni: todos aproveitam como um momento de descontração e confraternização entre a comunidade académica.

Desde a sua criação, o arraial foi-se tornando num ponto de encontro importante para toda a comunidade estudantil, não só escsiana. Inicialmente, o evento foi pensado como uma forma de integrar os novos alunos, mas, com o tempo, evoluiu para um marco no calendário da ESCS.

À medida que o tempo passa, novas ideias e iniciativas vão surgindo. As atividades que o Arraial tem a oferecer vão se superando a cada ano. Queres imortalizar este Arraial na tua pele? A AE dá-te a oportunidade perfeita! Este ano vais poder contar com um tatuador no recinto. Afinal, as memórias não são captadas apenas por fotografias… Mas achavas que era só isso? Começa já a fazer exercícios de equilíbrio, porque vai haver também surf mecânico! Será que andará perdido pelos corredores da ESCS o próximo McNamara?

Fonte: Instagram AE ESCS

Experimentar e voltar a repetir

Há palavra mais confiável do que a de um escsiano? Há quem diga que sim, mas, pelo menos no que toca à experiência na vida boémia, o mais provável é que não. Alunos e ex-alunos, entusiastas do espírito académico e introvertidos, professores e funcionários, todos concordam numa coisa: o Arraial Escsito é o grande evento do ano.

Para Cristina Gordon, finalista de Jornalismo, o Arraial é a primeira grande festa do ano e proporciona a “oportunidade de convívio e reforço dos laços dentro da escs”. No meio do “caos académico”, todos os momentos de descontração são aproveitados. “É como uma forma de esquecer todos os trabalhos e testes que temos durante uma noite.” Também Raquel Cosme, aluna de Publicidade e Marketing, não deixa passar em branco a relevância do evento: “É sempre bom viver dias como o Arraial, em que todos os escsianos se juntam para simplesmente se divertirem.”

“Já é o meu 4.º Arraial Escsito”, lembra a já licenciada Catarina Silva. O curso são três anos, mas a vida académica só termina quando o escsiano quiser. Não há nada como reunir o grupo de amigos já licenciado para uma noite inesquecível no sítio onde tudo começou. É também esse um dos propósitos do evento: voltar a sítios onde se já foi feliz.

Fonte: Facebook AE ESCS

Já para os novos caloiros, o Arraial é a grande oportunidade para sentirem o pulso à animação vivida na ESCS e conseguirem perceber também que a vida não é só sobre aulas e sobre subir do -2 até ao 3 quando os elevadores não funcionam.

Fonte da Capa: AE ESCS

AUTORIA

+ artigos

O seu nome é Beatriz, mas sem serem os seus pais e os professores, toda a gente lhe chama de Bia. É aluna do 2.º ano de Jornalismo e foi no secundário que tomou a decisão de juntar duas paixões: a escrita e o desporto. Lembra-se, desde pequenina, de passar fins de semana inteiros a ver desporto com o seu pai. Apesar de já ter tentado algumas vezes, não nasceu muito dotada para o praticar e por isso considera-se uma “treinadora de bancada”. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade de aprender e treinar para aquilo que deseja ser: Jornalista Desportiva.

LinkedIn | + artigos

A Sofia sempre gostou de questionar o que a rodeia e de investigar aquilo que desperta a sua curiosidade. Quando estava prestes a terminar o ensino secundário perguntou a si mesma: “Porque não fazer disto a minha profissão?”. Alguns meses depois estava na ESCS a estudar Jornalismo. Daqui a uns anos, pode ser que a vejam na televisão como pivô ou correspondente internacional, mas, por enquanto, é redatora na secção de Informação da ESCS Magazine.