Oquestrada vencem Prémio José Afonso 2015
Os Oquestrada venceram o Prémio José Afonso 2015, um prémio atribuído pela Câmara Municipal da Amadora. De entre uma lista de 10 álbuns, Atlantic Beat/Mad’in Portugal dos Oquestrada foi o vencedor. Na lista estavam também álbuns como Rua da Emenda, de António Zambujo, Diabo na Cruz, o homónimo dos Diabo na Cruz e Cavaquinho.pt, de Júlio Pereira.
O júri, composto pelo vereador da cultura da C.M. da Amadora, António Moreira, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo e pela chefe da divisão de Intervenção Cultural da Câmara, Vanda Santos, considerou que o disco Atlantic Beat/Mad’in Portugal justifica a atribuição deste prémio aos Oquestrada, que já tinham aparecido como candidatos nos anos anteriores.
O prémio procura distinguir os músicos portugueses que, ao estilo de José Afonso, cantam sobre a cultura portuguesa. Os Oquestrada juntam-se assim a uma lista de vencedores que conta já com nomes como Vitorino, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Carlos do Carmo, Mafalda Veiga e Deolinda.
AUTORIA
João Francisco Gomes nasceu em Leiria, a meio da década de 90. Interessa-se por música, sobretudo por fado, música portuguesa, música erudita e música sacra. Gosta de tocar vários instrumentos musicais. Interessa-se por literatura, gosta de escrever e lê quase diariamente.