Playlist de Janeiro: A Secção de Música
Todos nós temos pelo menos uma música que, de alguma forma, é só nossa. Seja pelo seu significado ou pelo facto de nos fazer tirar o pé do chão, há temas que nos são tão próximos que mais valia pertencerem ao nosso ADN.
A primeira playlist de 2016 traz-te os temas que melhor representam cada um de nós, redactores da secção de música. Afinal, haveria melhor forma de ficares a saber que música nos corre nas veias? Acho que sabes a resposta.
Frederico Mendonça
Late – Kanye West
Escolhi “Late” do Kanye West como música que me representa por dois motivos. Primeiro, pertence ao artista que mais me inspirou e influenciou a par de Kid Cudi – dois ídolos. O título da faixa diz o resto: pode parecer básico utilizar um defeito para me descrever, quando haveria outras músicas com muito mais significado para mim e das quais gostaria mais, mas a verdade é que a falta de pontualidade já é a minha imagem de marca há uns bons anos.
José Justo
Video Games – Lana del Rey
Esta música é um paralelo entre o real e o ideal. A realidade nesta música é que somos alguém não correspondido. O ideal nesta música é que nos amem da maneira que nós queremos. Eu sou o José Justo, tenho 19 anos, sou do curso de Publicidade e Marketing, e tudo o que faço na vida é no sentido de aproximar o real do ideal e tornar o video game que é a vida uma coisa muito interessante!
Lyubov Pataliy
Fight Song – Rachel Platten
A música “Fight Song” foi lançada pela cantora norte-americana Rachel Platten a 19 de fevereiro de 2015. Rapidamente alcançou o top 10 na Austrália e Nova Zelândia, e o top 20 nos EUA e Canadá. Apesar do seu sucesso, não foi por essa razão que escolhi esta música como uma das mais marcantes para mim, mas sim pela mensagem que me transmite: lutar e nunca deixar de dizer o que pensamos.
Madalena Costa
Classic – MKTO
A esta música só falta ter o meu nome. Não é daqueles temas de que depois de ouvirmos mil vezes e de sabermos a letra de trás para frente nos cansamos. É uma música que me diverte a mim e diverte os que estão comigo. Esteja no autocarro, em filas ou em casa, esta música põe-me sempre bem disposta e com vontade de dançar. Por isso, é sem dúvida uma música que descreve a minha boa disposição.
Mariana Catarino
Count On Me – Bruno Mars
Esta música é divertida e acima de tudo transmite uma mensagem simples, mas, ao mesmo tempo, tão especial… Fala-nos de um sentimento muito importante: a verdadeira amizade, que, infelizmente, nos dias que correm, é cada vez mais esquecida. Identifico-me com esta música porque, sem dúvida, descreve um dos meus lemas de vida, que é ajudar os outros, principalmente quem nos é mais próximo.
Mariana Monteiro
Flores do Mal – Capitão Fausto
Quem me conhece sabe que não me canso de ouvir música made in Portugal. Por isso, o mais lógico seria escolher uma banda nacional. Não me canso de ouvir esta “Flores do Mal”, dos Capitão Fausto. Passo a vida a cantá-la, mesmo que seja só na minha cabeça, e gosto da dicotomia doce/provocador que transmite. Se não acham que tem uma das guitarras mais bonitas da música portuguesa, então desculpem, mas adeus.
Pedro Miguel Alexandre
Seasons – Future Islands
Uma música com uma enorme carga emocional a que é impossível ficar indiferente. O vocalista Samuel T. Herring estabelece um impressionante caminho, influenciado por artistas como Tina Turner e Erasure, para transportar esta música a um climax envolvente e carismático. Escolho “Seaosns” graças aos toques suaves de synthpop dos Future Islands, que, de alguma maneira, criam uma mistura interessante: por um lado estão cheios de nostalgia, e por outro carregados de batidas frenéticas e contagiantes.
Raquel Santiago
Don’t Rain On My Parade – Barbra Streisand
A música que eu escolhi foi a “Don’t Rain On My Parade” porque remete para algo de que eu sempre gostei: musicais. Mostra uma excelente técnica vocal e é dotada de grande sentimento. Para além disso também diz muito sobre mim porque eu não gosto de desistir e odeio que me digam “not to fly”. Gosto sempre de acreditar que consigo fazer tudo o que quiser desde que tenha vontade. Também se pode dizer que é uma música muito alegre que condiz comigo porque, segundo dizem, estou sempre a saltar e a sorrir às pessoas.
Sofia Costa Lima
Let It Be – The Beatles
De todos os motivos que havia para escolher esta música, incluindo o facto de ser a minha música preferida de sempre, acho que a mensagem desta letra, escrita por Sir Paul McCartney quando ele estava a viver uns tempos atribulados, é essencialmente de esperança, de “vai ficar tudo bem”, e isso torna esta música muito especial, mesmo que já tenham passado mais de 40 anos.
Podes ouvir todos os temas através do Spotify.
AUTORIA
Mariana Monteiro não faz telenovelas, mas escreve de vez em quando. Gosta de música, como todos os comuns mortais, e canta sempre que pode. Nos tempos livres, gosta de comer chocolate.