A Arte que vem em forma de Natal
ATodos os dias estamos perante formas de arte, mesmo sem nos apercebermos. Com o fim do ano vem o Natal, e com o Natal vem uma das formas de arte mais apreciadas: as luzes que enfeitam o mundo e dão cor ao espírito natalício.
A Humanidade é uma espécie visual que experiencia grande parte do mundo através da visão. Como qualquer outro tipo de arte, esta funciona como estímulo: as luzes de Natal despertam memórias relacionadas com esta altura do ano e essa é uma das razões que leva as pessoas a apreciarem-nas.
Esta forma de arte visual, que ganha vida na noite, está presente em todo o lado nesta altura. Seja pelas suas cores, formas ou grandeza, todos os anos milhares de pessoas saem à rua, propositadamente, para apreciar as luzes de Natal. Pode ser apreciada nas ruas das cidades, nas montras das lojas, nos centros comerciais e até nas nossas casas.
As luzes de Natal são também arte que se torna pessoal porque qualquer pessoa pode criar novas peças com elas, seja ao decorar a árvore de Natal, a enfeitar as paredes ou apenas ao criar combinações de cores como peças decorativas. Além disto, cada vez mais vemos luzes de Natal a transporem a altura de dezembro: as luzes brancas são usadas como decoração.
Para além do lado visual, esta arte vem também como forma de atração cultural, que convida turistas a visitarem as maiores cidades e mercados de Natal do mundo. Esta é uma das razões que leva as grandes capitais turísticas a enfeitarem os seus monumentos, criarem árvores de Natal maiores e conceberem atrações disponíveis apenas no fim do ano (como é o caso do Wonderland Lisboa). As luzes de Natal são, também, cada vez mais usadas para peças de arte, e existem até exposições dedicadas apenas ao uso das mesmas.
Com o passar dos anos, o Natal nunca perdeu a magia, nem perderá. As luzes de Natal estão presentes de diversas formas nas nossas vidas, estão para ficar e para iluminar o espírito das pessoas.
Artigo revisto por Vitória Monteiro