Desporto

A Equitação em Portugal

Antes de vos falar sobre as diferentes disciplinas ou modalidades, vou vos contar sobre a Feira da Golegã e o que acontece por lá, assim como o que é a Equitação em si.

A Equitação é a arte de montar a cavalo, sendo que, inseridas nesta, existem uma multiplicidade de disciplinas ou modalidades com diversas provas, que fazem deste desporto o maior em termos de prática equídea.

Em Portugal, o desporto é regulado e representado pela Federação Equestre Portuguesa (FEP). Foi fundada a 5 de dezembro de 1927 e engloba diversas associações e clubes hípicos do país. Enquanto órgão regulador deste desporto, faz também parte da Confederação do Desporto de Portugal.

Segundo a FEP, existem cerca de seis disciplinas/modalidades diferentes, sendo estas: Obstáculos, Dressage e Paradressage, Raides, C.C.E. (Curso Completo de Equitação), Atrelagem, Equitação de Trabalho e Horseball. Cada uma destas tem as suas próprias características e provas diferentes, no entanto, irei apenas abordar as que têm maior relevância em Portugal.

A prova de obstáculos é uma competição que põe à prova o conjunto cavalo-cavaleiro através de obstáculos colocados num percurso a ser percorrido por este. Existem três formas de vencer esta prova conforme a sua designação, dito isto, o conjunto cavalo-cavaleiro pode vencer se tiver menos penalizações, o percurso mais rápido ou somar o maior número de pontos. Esta prova prima por demonstrar a atitude do cavalo e a destreza do cavaleiro.

O Dressage e Paradressage é a base de toda a Equitação e as provas desta disciplina têm diferentes níveis de dificuldade, conforme o nível de ensino e aptidão, não só do cavaleiro, mas também do equídeo. Assim, a avaliação passa por observar e atribuir pontuações aos conjuntos realizados com os diferentes andamentos (passo, trote e galope).

Fonte: SheCodes

Os Raides são uma competição contra-relógio cujo fim é testar, ao mesmo tempo, a velocidade e a resistência do cavalo, em diferentes tipos de solo e quando sujeito a obstáculos naturais. Estas provas dividem-se em fases, tendo cada uma destas normalmente 40km.

As provas do C.C.E. (Concurso Completo de Equitação) são das mais difíceis, pois exigem do cavalo e do cavaleiro experiência em todos os ramos da Equitação, implicando grande velocidade e polivalência do conjunto. É a junção do Ensino, dos  Raides e dos saltos de Obstáculos.

Além das provas, a Equitação está presente no nosso país através de diferentes feiras, sendo que a mais conhecida e com maior adesão é a Feira Nacional do Cavalo, que decorre todos os anos na Golegã. Dura dez dias, que acabam normalmente no fim de semana seguinte ao dia de São Martinho.

Fonte: Município Golegã

Durante estes dez dias, além da convivência dos aficionados com os cavaleiros e entre si, ocorrem provas de Saltos e Obstáculos, Atrelagem, Equitação de Trabalho, Dressage e outras provas das outras disciplinas da Equitação.

Espero que este artigo vos ajude a compreender e a conhecer um pouco mais da Equitação em Portugal.

Fonte da capa: Horsemarket.pt

Artigo revisto por Irina Figueiredo

AUTORIA

+ artigos

Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.