Moda e Lifestyle

A Moda Lisboa através dos olhos de uma voluntária

A Moda Lisboa é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover e desenvolver a Indústria da Moda em Portugal. Ocorre todos os anos, normalmente nos meses de março e outubro, durante quatro dias (quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo). 

Uma parte importante da Moda Lisboa são os voluntários. E é a eles que dedico o meu artigo deste mês. 

Estudante de Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, Petra Namora é voluntária na Moda Lisboa desde 2017. Foi da sua paixão pela moda, aliada a uma publicidade que viu enquanto lia a revista Vogue, que surgiu o interesse e a curiosidade sobre o voluntariado na Moda Lisboa. Conta-nos, então, que pesquisou mais sobre o tema e que lhe apareceu logo o site com as candidaturas para o cargo. Candidatou-se, foi a uma entrevista e foi aceite. 

Fonte: Petra Namora

Petra tem como função ficar junto das portas e salvaguardar que toda a gente tem bilhete, mas nem todos os voluntários fazem o mesmo. Há quem oriente as pessoas para os seus lugares (o chamado “sitting”), garantindo sempre que a primeira fila está livre para a imprensa, convidados e vips. Há quem garanta que tudo está a funcionar na zona de exposições. Há quem trate da logística e cuide dos voluntários, garantindo a sua alimentação, por exemplo. E, por fim, há quem faça parte do backstage normalmente pessoas que estudam moda. 

Para si, a Moda Lisboa representa uma oportunidade gigantesca, pois permite um “contacto mais real com a moda”, assim como o contacto com criadores e pessoas importantes nesta área. 

Sendo estudante na área da comunicação, Petra vê a Moda Lisboa como um local de aprendizagem, mencionando que, se algum dia quiser vir a trabalhar na área da moda, já terá algum conhecimento acerca do funcionamento de uma apresentação de uma coleção, por exemplo. Para além disso, enriquece o seu currículo. 

Insólitos também fazem parte deste evento. O cão de Eduarda Abbondanza, diretora da Moda Lisboa, já é considerado a mascote deste evento, pois, assim como a dona, parece ter uma paixão pela moda. E na edição deste ano decidiu invadir a sala de desfiles um pouco antes de os convidados começarem a entrar, o que, segundo conta Petra, foi engraçado, pois a determinada altura deu por si a correr atrás do cão pela passerelle

Todos os anos há espaço para novos voluntários, por isso, se és um apaixonado por moda, agarra esta oportunidade e candidata-te. 

Fonte: Petra Namora
Fonte: Petra Namora

Fonte da foto de capa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Revisto por Ana Roquete


Avatar

Sempre gostou de comunicar, de escrever e de ouvir o que os outros têm para lhe dizer. É apaixonada por moda desde que se lembra. Fica deliciada com histórias de vida incríveis mas que ainda não foram contadas por ninguém, são os diamantes em bruto que gosta de lapidar. No jornalismo encontrou o melhor dos dois mundos: poder aliar todas as suas paixões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *