Moda e Lifestyle

Como ter uma relação saudável com a acne

A acne não precisa de grandes apresentações. Todos nós, de alguma forma ou de outra, já tivemos de lidar com esta nossa amiga. Atire a primeira pedra a pessoa a quem nunca apareceu aquela borbulhita chata num dia em que tinha de ser tudo “perfeito”.  Pois é, a acne tem tendência a aparecer nas ocasiões mais inoportunas, no entanto, não vem com a intenção de estragar o teu dia. É apenas o teu corpo a dizer-te que algo não está bem. Pode ser stress, nervos, má alimentação, desidratação and so on

O importante a reter é que não tens de lutar contra a acne. Tens de aprender a viver com ela. Aceitar que a tua pele precisa de atenção é o primeiro passo. É preciso ser paciente para conseguires cuidar dela.

Nesta tua viagem de aceitação e de cuidado da acne, é normal que, no começo, cometas alguns erros. Para que os possas evitar ao máximo, deixo-te alguns mitos, verdades e dicas que te vão ajudar e pelos quais a tua pele te vai agradecer! 

Mitos: 

1- A pele acneica não precisa de hidratação 

Este é um erro muito comum. O facto de uma pele com acne ser naturalmente mais oleosa faz com que se pense que já está hidratada. A verdade é que não está! A hidratação é fundamental e a pele acneica precisa de ser hidratada. Se tal não acontecer, a pele acaba por criar mais oleosidade para compensar a falta de hidratação.

2- Esfoliação ajuda no cuidado da acne 

Esfoliar a pele é um passo importante na skincare, sim. No entanto, no cuidado da acne, não é uma mais-valia. O uso excessivo de esfoliante pode irritar e promover a inflamação da pele. O que é aconselhado é fazer uma a duas esfoliações por semana. 

3- O sol seca as borbulhas

É habitual que no verão a pele fique com aquele aspeto seco e lisinho de uma pele saudável. No entanto, o sol não ajuda no cuidado da acne. Pelo contrário. A exposição de uma pele acneica ao sol, para além de aumentar o risco de envelhecimento da pele, pode provocar o escurecimento das cicatrizes das borbulhas, piorando as marcas das mesmas. É muito importante o uso diário, seja em que estação do ano for, de um bom protetor solar, específico para peles oleosas.

Dicas, sugestões de produtos e cuidados extra:

São muitos os produtos de skincare específicos para a acne. Uns mais em conta, outros mais naturais, mas todos importantes. Apesar do facto de cada pele ser única e requerer cuidados especiais, deixo algumas sugestões de produtos que resultam na minha pele e aos quais dou um bom feedback!

Gel de Limpeza: 

O primeiro produto que recomendo é o gel de espuma de limpeza da CeraVe. Descobri a marca há relativamente pouco tempo e posso afirmar que me tem surpreendido! Este gel é específico para peles normais e oleosas e tem uma particularidade: podes usá-lo tanto no rosto, como no corpo e nas mãos! Remove a sujidade e a oleosidade da pele sem a deixar com aquela sensação demasiado seca que muitos géis de limpeza provocam. Atenção: quando lavas o teu rosto com um gel de limpeza, não te podes esquecer de aplicar SEMPRE o creme hidratante de seguida, para evitares a questão da desidratação mencionada anteriormente. 

O gel de limpeza purificante da Vichy é uma opção ligeiramente mais cara. Ao contrário do anterior, este é específico apenas para rosto e para pele oleosa com tendência acneica. Assim como o gel da CeraVe, remove as impurezas da pele sem a secar e deve ser utilizado na rotina de manhã e de noite.

Água Micelar e Esfoliante:

Tanto a água micelar como o esfoliante que recomendo são da gama Detox da Neutrogena

Começando pela Água Micelar Tripla Ação Skin Detox, este é um produto muito fácil de gostar: limpa a pele em profundidade, hidrata e remove a maquilhagem! 

A Máscara de Argila Purificante 2 em 1 Skin Detox tem uma particularidade (que o próprio nome indica): é um só produto com duas vertentes! Pode ser utilizada como uma máscara facial, deixando atuar durante um minuto, ou como um esfoliante/gel de limpeza. Ambas as vertentes ajudam numa limpeza mais profunda de pele, removendo a sujidade, oleosidade e também resíduos de maquilhagem.

Hidratante Diário:

Passando agora aos hidratantes diários! São ambos da Vichy e, na minha opinião, funcionam da mesma forma, sendo bastante parecidos. Tanto um como o outro são eficazes e cumprem o que prometem: controlam a produção de oleosidade; hidratam a pele; ajudam na redução dos poros dilatados; e corrigem as imperfeições e marcas de cicatrizes na pele. A única diferença: enquanto o hidratante Anti-Imperfeições Hidratação 24h é um creme diário (deve ser aplicado uma vez por dia, na rotina de manhã), o Phytosolution – Cuidado Diário Dupla Ação, para além de creme diário, é também um creme de noite (ou seja, pode ser inserido em ambas as rotinas).

Protetor Solar:

A última sugestão que te deixo é o protetor solar da Uriage, Hyséac – Fluido SPF50+. Deve ser inserido na tua rotina matinal de skincare, mas podes, e deves, ir repondo ao longo do dia. Tem uma textura bastante leve, permitindo uma rápida absorção e sem deixar a pele do rosto demasiado pegajosa. Para além de proteger a tua pele, ajuda também na hidratação e na redução das manchas. 

Hyséac – Fluido SPF50+ (50ml – 16,45€)
Fonte: uriage.pt

Por fim, deixo-te 5 sugestões de cuidados extra que podes ir introduzindo na tua rotina diária e que te vão ajudar a manter a tua pele mais saudável:

1. Aplica sempre o gel de limpeza na pele molhada;

2. Limpa o rosto a uma toalha limpa;

3. Evita tocar no rosto com as mãos;

4. Lava sempre as mãos antes de aplicar o creme;

5. Muda a fronha da tua almofada com frequência. 

É importante que, antes de pores todos estes conselhos em prática, sejas paciente contigo e com a tua pele. Para que a longo prazo tenhas uma pele mais saudável, precisas de a aceitar, cuidar e ouvir. Vais ver como ela te vai agradecer! 

Imagem de capa: vix.com

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

Avatar

É uma alfacinha de gema apaixonada pela sua cidade e, como qualquer outro aspirante a jornalista, com um gosto especial pela escrita e pela leitura. Com 20 anos, Carolina não gosta de planear o futuro nem de viver com as expectativas altas. Rege-se muito pela ideia de que se for para acontecer, acontece, no entanto, sente que é ao jornalismo e à comunicação que a sua vida se vai destinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *