Afinal o que é a Dieta Mediterrânica?

Provavelmente já devem ter ouvido falar sobre esta dieta, mas nunca perceberam ao certo em que consistia.

Ora, tal como o nome indica, a Dieta Mediterrânica provém dos países que são banhados pelo Mar  Mediterrânico. Esta alimentação começou a ser praticada nos anos 50 e 60 do século XX. E é hoje considerada a mais saudável e a mais sustentável do mundo.

A Dieta Mediterrânica foi preconizada pela Organização Mundial da Saúde e considerada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de dezembro de 2013.

Baseia-se, essencialmente, em 10 pilares.

1 – Optar por confeções e receitas simples, como por exemplo as sopas, e nas proporções certas

2 – Aumentar o consumo de produtos vegetais, fruta, leguminosas e frutos oleaginosos, sendo bons fornecedores de fibra, vitaminas e minerais

3 – Dar preferência aos produtos locais e da época

4 – Utilizar o azeite como principal fonte de gordura

5 – Moderar o consumo de laticínios

6 – Utilizar ervas aromáticas e especiarias para temperar, diminuindo o consumo de sal

7 – Consumir frequentemente peixe e diminuir o consumo de carnes vermelhas

8 – Privilegiar a água como principal bebida ao longo do dia, de forma a garantir a manutenção do equilíbrio do teu corpo

9 – Promover a convivência à mesa

10 – Praticar regularmente atividade física

Nos anos 50, verificou-se que o aparecimento das doenças crónicas estava relacionado com o consumo excessivo de gorduras saturadas. Para impedir este problema de se alastrar, Ancel Keys divulga a Dieta Mediterrânica como uma alimentação que previne doenças crónicas não transmissíveis e que está associada a uma maior longevidade. Mais do que isso, a Dieta Mediterrânica permite-te ter uma qualidade de vida melhor.

Tal como referido nos pilares, não se pode apenas dar importância ao que se ingere, mas também ao ambiente ao redor. Assim sendo, a Dieta Mediterrânica implementa um conjunto de elementos culturais e estilos de vida que deves adotar. A convivência com os teus familiares e amigos, a atividade física, o descanso e a moderação devem ser elementos chave nesta dieta.

Deves praticar esta dieta para teres uma alimentação saudável e um estilo de vida melhor e sem riscos. Uma boa alimentação significa uma boa saúde!

Fonte da imagem de capa: Auchan

Artigo revisto por Catarina Gramaço

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *