Afinal o que é a Dieta Mediterrânica?

Provavelmente já devem ter ouvido falar sobre esta dieta, mas nunca perceberam ao certo em que consistia.

Ora, tal como o nome indica, a Dieta Mediterrânica provém dos países que são banhados pelo Mar  Mediterrânico. Esta alimentação começou a ser praticada nos anos 50 e 60 do século XX. E é hoje considerada a mais saudável e a mais sustentável do mundo.

A Dieta Mediterrânica foi preconizada pela Organização Mundial da Saúde e considerada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de dezembro de 2013.

Baseia-se, essencialmente, em 10 pilares.

1 – Optar por confeções e receitas simples, como por exemplo as sopas, e nas proporções certas

2 – Aumentar o consumo de produtos vegetais, fruta, leguminosas e frutos oleaginosos, sendo bons fornecedores de fibra, vitaminas e minerais

3 – Dar preferência aos produtos locais e da época

4 – Utilizar o azeite como principal fonte de gordura

5 – Moderar o consumo de laticínios

6 – Utilizar ervas aromáticas e especiarias para temperar, diminuindo o consumo de sal

7 – Consumir frequentemente peixe e diminuir o consumo de carnes vermelhas

8 – Privilegiar a água como principal bebida ao longo do dia, de forma a garantir a manutenção do equilíbrio do teu corpo

9 – Promover a convivência à mesa

10 – Praticar regularmente atividade física

Nos anos 50, verificou-se que o aparecimento das doenças crónicas estava relacionado com o consumo excessivo de gorduras saturadas. Para impedir este problema de se alastrar, Ancel Keys divulga a Dieta Mediterrânica como uma alimentação que previne doenças crónicas não transmissíveis e que está associada a uma maior longevidade. Mais do que isso, a Dieta Mediterrânica permite-te ter uma qualidade de vida melhor.

Tal como referido nos pilares, não se pode apenas dar importância ao que se ingere, mas também ao ambiente ao redor. Assim sendo, a Dieta Mediterrânica implementa um conjunto de elementos culturais e estilos de vida que deves adotar. A convivência com os teus familiares e amigos, a atividade física, o descanso e a moderação devem ser elementos chave nesta dieta.

Deves praticar esta dieta para teres uma alimentação saudável e um estilo de vida melhor e sem riscos. Uma boa alimentação significa uma boa saúde!

Fonte da imagem de capa: Auchan

Artigo revisto por Catarina Gramaço

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *