Música

Álbuns que Completam Duas Décadas em 2025

O ano mal começou e já foram lançados grandes álbuns, como Hurry Up Tomorrow, de The Weeknd. Muitos outros, igualmente ansiados pelo público, como o décimo álbum da artista americana Lana Del Rey, ainda estão por chegar. Porém, 2005 foi também um ano muito bom para a indústria musical, já que existem muitos álbuns icónicos que foram lançados nesse ano e que, agora, completam 20 anos. Vamos conhecê-los? 

Confessions on a dance floor, Madonna

A popstar americana vivia uma época conturbada na carreira, já que o seu álbum anterior American Life dividira opiniões. Alguns já falavam do fim da carreira da artista, mas Madonna retornou ao sucesso com Confessions on a Dance Floor, que foi muito aclamado por todos, tornando-se, na altura, na artista mais bem-sucedida na Europa.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Music of the sun, Rihanna

Foi em 2005 que a cantora de Barbados lançou o seu álbum de estreia, Music for the sun. Apesar do pouco sucesso, este álbum trouxe vários hits, como Pon de Replay, que fizeram com que a artista começasse a ganhar notoriedade mundialmente. É de se notar que, no lançamento deste álbum, Rihanna tinha apenas 17 anos. 

Demon Days, Gorillaz

Com uma ideia completamente diferente, o segundo álbum da banda Gorillaz, Demon Days, também já foi lançado há 20 anos. Nesse ano, a banda virtual com mais sucesso de sempre recebeu seis discos de platina no Reino Unido e dupla platina nos Estados Unidos por este álbum, que deu a conhecer uma das maiores músicas da banda, Feel Good Inc.. Foi também com Demon Days que conseguiram ganhar o Grammy de “Melhor colaboração Pop com Vocais”. 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Late Registration, Kanye West

Ainda que controverso para muitos, Kanye West é um génio musical e Late Registration é a prova disso. O segundo álbum de estúdio do rapper foi um verdadeiro hit e contou com músicas como Gold Digger, que contou com a colaboração do ator Jamie Foxx e atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Este álbum foi bastante aclamado e acabou por ganhar vários prémios, como o Grammy de “Melhor Álbum de Rap”, em 2006. 

PCD, Pussycat Dolls

Foi também há 20 anos que a banda norte-americana se estreou com PCD. O álbum que contou com hits como Dont Cha foi a rampa de lançamento das artistas para o reconhecimento internacional. Ainda que o grupo tenha passado por períodos conturbados, continua a ser uma das bandas mais icónicas de sempre.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Monkey Business, Black Eyed Peas

O quarto álbum da banda norte-americana foi um grande sucesso, tendo vendido mais de 3 milhões de cópias. Este álbum trouxe-nos grandes hits como Pump It e My Humps. Este projeto contou também com as participações de Justin Timberlake e James Brown. A banda começou em 1992 e, apesar de terem feito uma pausa entre 2011 e 2015, continua no ativo até aos dias de hoje. 

Fijación Oral, VOl.1 e Oral Fixation, VOl.2, Shakira 

O sexto álbum da cantora colombiana foi dividido em duas partes: Fijación Oral, Vol.1, que foi lançado no início do ano, e Oral Fixation, Vol.2, que foi lançado no final do ano. Juntas, as duas partes renderam muito e contam com músicas icónicas, como La Tortura, com Alejandro Sanz, e Hips don’t lie, com Wyclef Jean. Atualmente com 48 anos, a artista continua a ser uma das cantoras mais marcantes de sempre. 

Fonte: Pinterest

Fonte da Capa: Geeg

Artigo revisto por Mariana Ranha

AUTORIA

+ artigos

A Patrícia tem 19 anos, vem de Cascais e está no primeiro ano da licenciatura de jornalismo na ESCS. Desde pequena que é curiosa e apaixonada por saber de tudo um pouco. A sua vertente tímida fez com que ela se refugiasse na escrita, onde poderia ser ela mesma. Os seus gostos são variados, desde o desporto até à música, passando pelo gosto por videojogos. Está muito entusiasmada por conseguir entrar na ESCS Magazine, sítio onde poderá mostrar um pouco de si e aprender ainda mais sobre a sociedade e as suas vertentes!