Ambiente: DECO pede aos consumidores que denunciem o excesso de plástico

No Dia Mundial do Ambiente, a DECO cria um espaço – nas redes sociais e e-mail – para combater o uso excessivo de plástico.

Fonte: Algarve Primeiro

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) criou uma página nas redes sociais, que pode a partir de hoje, começar a ser utilizada para as pessoas denunciarem produtos que sejam embalados em plástico excessiva ou injustificadamente.

A iniciativa é lançada no dia Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira. Para além de os cidadãos poderem atuar por via das redes sociais, a Deco disponibiliza um endereço de e-mail (plasticoamais@deco.pt) com vista a receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens a serem depois encaminhadas para os respetivos produtores ou retalhistas.

A DECO esclarece, em comunicado, que vai pedir a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico.

“No Dia Mundial do Ambiente convidamos todos os consumidores a juntarem-se à DECO para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais”, refere associação no comunicado.

“Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder”, diz também a DECO no comunicado.

Segundo a DECO, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor já têm conhecimento das iniciativas e acrescenta que basta uma pequena ação do consumidor para mudar o comportamento de uma empresa.

Revisto por: Ana Patinho

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *