O Documento Único Automóvel vai mudar em agosto

O novo documento vai passar a ter um novo layout a partir do dia 1 de agosto. Com um formato semelhante ao de um cartão de cidadão, será mais fácil de manusear e de guardar na carteira.

Fonte:  Leonel De Castro / Global Imagens

O Documento Único Automóvel (DUA) vai mudar. Vai passar a ter um formato parecido com o do cartão de cidadão, de acordo com um comunicado do Ministério da Justiça: será mais fácil de manusear e de guardar na carteira.”

Inicialmente, a partir de 1 de agosto, o novo livrete será aplicado apenas a novas matrículas. No entanto, no próximo ano, o novo DUA chega a todos os veículos e os condutores vão poder tê-lo na carteira. O intuito é fazer com que guardar o documento seja mais fácil, assim como simplificar o acesso ao seu conteúdo informativo.

Fonte: Leonel de Castro/ Global Images

“O DUA na Carteira é uma medida Simplex+, incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, menciona o Ministério da Justiça em comunicado.

No primeiro semestre deste ano foram emitidos 137.446 DUA em todo o país. O Instituto dos Registo e Notariado (IRN) estima que, até ao final do ano, sejam emitidos de 1,7 milhões de documentos, dos quais de 200.000 terão já este novo formato.

O DUA contém informações como a marca, o modelo, a matrícula e outras características do automóvel, assim como o nome e morada do proprietário.  O documento inclui ainda as informações do livrete e do registo de propriedade do veículo.

Revisto por: Ana Patinho

Artigos recentes

A arte para além de uma moldura

A exposição “Genius or Vandal – an unauthorized show” chegou a Portugal no dia 14 de junho à Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde estará aberta

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *