António Costa anuncia 800 milhões para a área metropolitana do Porto

O Primeiro Ministro reforça a aposta nos transportes públicos com a expansão do metro do Porto. O investimento vai ter o valor de 600 milhões de euros, sendo que o restante vai servir para a rede de autobus. Esta medida vai decorrer na próxima década.

Numa cerimónia e apresentação do concurso público para construção e expansão das linhas do Metro em Gaia e Porto  António Costa, Primeiro Ministro Português, anunciou que vão ser investidos 800 milhões de euros na linha metropolitana do Porto.

O chefe do executivo Português afirmou que a próxima década vai ser decisiva. “O programa nacional de investimento tem previstos 780 milhões de euros para a rede de transportes na área metropolitana do Porto, sendo que 160 milhões estão destinados para a criação de corredores de metrobus”, indicou.

Na apresentação do plano de investimentos, Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, referiu que podia fazer as contas relativas à expansão no Porto em Gaia em quilómetros ou em estações, mas que prefere apresentar estas duas linhas de outro modo. Segundo o próprio, elas têm como objetivo servir o hospital de Santo António e o Centro Materno-Infantil, no Porto, e o Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, três dos principais centros geradores de viagens em toda a Área Metropolitana do Porto. As linhas Rosa e Amarela vão chegar a mais de 33 mil pessoas por dia.

Matos Fernandes destacou também os recordes no número de passageiros no metro do Porto. No ano passado, chegou aos 63 milhões de passageiros, um crescimento de 3.4% face ao ano anterior. Este crescimento foi reforçado por Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, que indicia que há uma menor circulação de carros na cidade.

Fonte: Político.Eu; foto tirada por Patrícia De Melo Moreira; AFP via Getty Images, Patrícia De Melo Moreira AFP

A oposta do governo socialista nos transportes públicos tem sido uma das grandes apostas neste quadro governativo. No mês de abril, os novos passes que permitem por um valor de 40 euros utilizar qualquer transporte público na área metropolitana de Lisboa e Porto. Este investimento representa uma aposta para a próxima época numa tentativa de tornar os transportes públicos mais eficazes.

Fotografia “thumbnail”: Fonte- Dinheiro Vivo, foto tirada por Pedro Kirilos, Global Imagens

Artigo revisto por: Liliana Pedro

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *