Música

A carreira musical de Ariana Grande numa década

Começou a sua carreira no teatro musical na Broadway no musical 13, em 2008, e logo depois juntou-se à Nickelodeon, no qual se estreou em duas séries: Victorious e um spin-off, Sam e Cat. Mas foi a 26 de março de 2013 que se estreou na cena musical quem viria a ser uma das maiores pop stars da atualidade. Durante esta década, Grande lançou sete álbuns de estúdio e divulgou 3 tours mundiais. 

Há 10 anos, Ariana Grande lançava o seu primeiro single The Way, numa colaboração com Mac Miller. Começavam então as comparações com a renomada cantora Mariah Carey, pela similaridade no seu registo vocal. Esta música integra o seu primeiro álbum de estúdio, Yours Truly, lançado em agosto de 2013. No mesmo ano lançou Christmas Kisses, um EP de Natal.

2014, com o lançamento do single Problem, uma colaboração com a rapper Iggy Azalea, foi quando Ariana se consagrou como artista. O sucesso desta música concedeu-lhe inúmeras indicações e prémios. Assim, vários hit singles sucederam: Break Free, com DJ Zedd, Love Me Harder, com The Weeknd e Bang Bang, com Jessie J e Nicki Minaj. Todas estas músicas de sucesso fazem parte do seu segundo álbum de estúdio, My Everything. Foi neste ano que divulgou mundialmente The Honeymoon Tour, com 84 concertos. 

Ariana Grande lançou Dangerous Woman, o seu terceiro álbum, em maio de 2016. O álbum de 11 músicas resultou noutra tour mundial. Em 2017, Dangerous Woman Tour passou por Portugal, em Lisboa. 

Contando com os nomes mencionados acima, Ariana Grande tem no seu repertório mais de 50 colaborações: Justin Bieber, Miley Cyrus, Lana Del Rey, John Legend, Andrea Bocelli, Lizzo, Big Sean, Missy Elliot, Stevie Wonder, entre muitos outros.

Sweetener, lançado em 2018, foi o disco que lhe concedeu o seu primeiro Grammy Award, como Best Pop Vocal Album. O segundo Grammy foi por Rain On Me, na categoria Best Pop Duo/Group Performance, numa colaboração com Lady Gaga em 2020.

A Sweetener Tour rendeu um documentário para a Netflix: Ariana Grande: Excuse Me, I Love You, e um álbum ao vivo, gravado durante os concertos K Bye For Now (SWT Live).

No início de 2019, o álbum Thank U, Next foi lançado. Foi muito bem recebido pelo público e chegou a ser aplaudido por críticos musicais pela sua coesão musical, produção e por ser musicalmente diverso, derivando de géneros trap, pop, R&B e hip hop. O álbum consagrou a cantora com mais uma quebra de recordes. As músicas break up with your girlfriend, i’m bored, thank u, next e 7 rings estiveram nas 3 primeiras posições da Billboard Hot 100, algo que foi somente conseguido pela banda The Beatles.

O último álbum que lançou foi Positions, a 30 de outubro de 2020. Em 2021, trabalhou como júri no programa norte-americano The Voice, ao lado de Kelly Clarkson, John Legend e Blake Shelton.

Além de cantora, Ariana também é atriz e já participou em filmes como Zoolander 2 (2016) e Don’t Look Up (2021). Atualmente, a artista não tem planos de lançar um novo álbum, pois está focada na gravação dos dois filmes de Wicked, que estão previstos para sair em 2024 e 2025, nos quais interpreta Glinda, um dos papéis principais. 

Fonte da capa: Vulture

Artigo revisto por Irina Figueiredo

AUTORIA

LinkedIn | + artigos

A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.