Moda e Lifestyle

Assalto ao guarda-roupa lá de casa

O estilo vintage já não é uma novidade para ninguém. Todos temos aquela amiga que é louca por lojas de artigos em segunda mão, sejam estas últimas físicas ou online, e que acaba sempre por gastar mais dinheiro do que devia. Este artigo é para essa amiga e para todos aqueles que queiram sentir um cheirinho da moda vintage no vosso estilo habitual.

Por terem cada vez mais procura, as roupas vintage chegaram a um ponto onde já não são tão em conta como eram há uns anos atrás. É cada vez mais difícil encontrar peças baratas e, além disso, únicas. Mas este é um problema que pode ser resolvido de uma maneira prática e de muito bom gosto!

E que tal um assalto ao guarda-roupa da tua avó, da tua mãe ou até mesmo do teu pai? Vai dar uma voltinha pelos armários lá de casa e tenho a certeza de que irás encontrar peças únicas e bem giras… Mas cuidado! Tens de ser muito cauteloso… Há sempre peças que à primeira vista te podem parecer demasiado fora de moda e pelas quais não dás nada, mas no fim fazem um outfit super composto e giro. É preciso ter atenção e, sobretudo, olho!

Para te dar uma ajuda nesta missão pelos armários da tua família, deixo-te algumas peças que servem de guia àquelas que és capaz de encontrar:

  • Camisolas e coletes de lã/malha

Camisolas, turtlenecks e coletes de lã/malha são um must-have de qualquer pessoa! Para além de serem peças muito giras e de darem logo outro toque ao look, são também muito quentinhas e perfeitas para o inverno – principalmente para o Natal! Se fores procurá-las numa loja em segunda mão, vais perceber que chegam a ser overpriced. Por isso, sugiro que vás dar uma vista de olhos ao guarda-roupa do teu pai – em específico – porque estas peças foram muito usadas especialmente nos anos 80. 

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
  • Shoulder pads

Os Shouder Pads são talvez a peça mais icónica e nostálgica dos últimos tempos. Todos nós temos recordações das nossas avós vestidas com casacos e blazers que tinham os ditos “chumaços” nos ombros. Estes eram usados nos anos 50 e, mais tarde, nos anos 80 – já com as nossas mães a arrasar com esta tendência. Por isso, o guarda-roupa onde vais poder encontrar estas peças é o da tua avó ou o da tua mãe.

Este verão, os Shouder Pads voltaram em força! Desta vez, não vieram em casacos e em blazers, mas em tops e t-shirts! No entanto, já está um bocadinho de frio para se continuarem a usar e, por isso, para que possas continuar a usar tops e t-shirts com Shouder Pads, sugiro-te que os uses por baixo de uma camisola, de um casaco ou de uma sweater! Vais ver que vai fazer o mesmo efeito!

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
  • Camisas

Camisas com padrões são as peças que mais chamam pelo nome “avó”. Se fores espreitar o guarda-roupa da tua, de certeza que encontras todo um mundo de camisas vintage. Desde padrões a rendas, as avós têm de tudo!

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
  • T-shirts

Está na altura de assaltares o guarda-roupa da tua mãe e o do teu pai! As Graphic Tees tiveram o seu auge nos anos 90 com t-shirts com logótipos de marcas, bandas de rock, desenhos animados e muitos outros! De há uns anos para cá, têm sido cada vez mais usadas. São um ótimo go-to e ficam sempre bem com umas mom jeans.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
  • Lenços

De volta ao guarda-roupa da tua avó! Provavelmente, já encontraste alguns lenços durante a tua busca pelos Shoulder Pads, porque a verdade é que todas as avós têm lenços. De todos os tamanhos e feitios, com os mais diversos padrões e materiais, os lenços dão sempre aquele ar mais arrumadinho ao outfit. Podes usá-los das mais diversas formas, seja no cabelo, na mala ou até como cinto! São das peças mais versáteis que podes encontrar.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

A melhor parte de assaltares o guarda-roupa da tua família é, para além de estares sempre na moda com roupas únicas, o conforto e a ligação que vais sentir com cada peça de roupa! Poderes pensar que em alguma altura da vida da tua avó – por exemplo –, quando tu muito provavelmente ainda não eras nascido, ela usou essas peças de roupa sem nunca pensar que um dia seria o seu neto ou a sua neta a usá-las.

Orgulha-te das peças que vestes e não estranhes se a tua família as reconhecer de algum lado quando as usares!

Artigo escrito por Carolina Sobral

Artigo revisto por Inês Paraíba

Fonte da foto de capa: Etsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *