Música,  Secções

Aurea: um sinónimo de sucesso

Com apenas 28 anos, Aurea é já um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada voz revelação nacional de 2010.

Aurea Sousa nasceu a 7 de Setembro de 1987 em Alvalade, onde viveu até aos dois anos. Desde cedo, afirmou que queria ser atriz, entrando mais tarde para o curso de Teatro da Universidade de Évora, onde “congelou” a matrícula no último ano.

O seu álbum de estreia, homónimo, foi lançado a 27 de Setembro de 2010, tendo atingido o primeiro lugar da tabela em Portugal, conseguindo a marca de dupla platina.

artigo 1

O ano de 2011 acabou por ser um período de crescimento e de reconhecimento para Aurea. A artista foi nomeada nas categorias de ‘Melhor Música’, ‘Revelação do Ano’ e ‘Melhor Intérprete Individual’, na edição de 2011 dos Globos de Ouro, tendo levado para casa este último galardão. Foi também nomeada para ‘Best Portuguese Act’, nos MTV Music Awards, categoria que acabou também por vencer. A nível internacional, o seu primeiro álbum foi lançado na Hungria, local onde a artista gravou o dueto do tema “Where is the Love” (com Nikolas Takács) e atuou ao vivo. Também Taiwan editou o álbum de estreia de Aurea e recebeu-a numa atuação única.

Participou nas edições de 2013 (em conjunto com a banda The Black Mamba) e 2014 (com o cantor Boss AC) do Rock in Rio, no Rio de Janeiro e em Lisboa (respetivamente) apoiada por milhares dos seus fãs.

Para além dos espetáculos, a artista estreou-se na dobragem de filmes de animação e em publicidade, dando vida a “Glória” de “Happy Feet 2”, em 2011, e tendo sido, também, a voz do tema da campanha de Natal da TMN, interpretando o tema “Dream a Little Dream of Me”.

O lançamento do seu segundo álbum, intitulado “Soul Notes”, deu-se a 26 de novembro de 2012, acompanhado pelo single de apresentação “Scratch My Back”. O álbum foi produzido pela Blim Records, sendo exclusivamente composto por temas originais.

artigo 2

Entre as suas influências estão nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, John Mayer, Amy Winehouse, James Morrison e ainda Zero 7.

Atualmente, Aurea integra o painel dos mentores da terceira edição do The Voice Portugal. A cantora já tinha participado numa edição anterior, tendo sido convidada por Raquel Tavares, para a ajudar com a sua equipa. A vontade de ensinar e o gosto pela música não deixaram a cantora indiferente a este formato.

Dona de uma voz inconfundível, poderosa e cativante, Aurea tem sido e vai continuar a ser um sinónimo de sucesso em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *