Caretos de Podence tornam-se Património Imaterial da Humanidade
Os Caretos de Podence passam a ser Património Imaterial da Humanidade neste que é o quarto dia da 14ª reunião do Comité Internacional da UNESCO.
As máscaras de Carnaval originárias de Macedo de Cavaleiros (Bragança) concorreram em março de 2018, candidatura esta que foi vista pela UNESCO como “exemplar”. Tornam-se uma das 42 nomeações por todo o mundo.
Após esta decisão, tomada em Bogotá, o Carnaval de Podence das Festas de Inverno transmontanas junta-se ao Fado, ao Cante Alentejano, à Dieta Mediterrânica, à Falcoaria, aos “Bonecos de Estremoz”, ao Barro Negro de Bisalhães e ao Fabrico de Chocalhos alentejanos.
A tradição transmontana já havia sido reconhecida pelo Governo português como Património Cultural Imaterial de Portugal. O primeiro-ministro António Costa recorreu ao Twitter para dar os “parabéns aos habitantes de Podence que mantêm viva esta tradição única e aos que contribuíram para a sua valorização internacional, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses”.
Em comunicado, Graça Fonseca, ministra da Cultura, também já reagiu à nomeação do Carnaval de Podence das Festas de Inverno transmontanas: “Os portugueses, em especial os transmontanos, estão, mais uma vez, de parabéns por saberem manter viva uma das suas mais ricas tradições culturais. Esta classificação, que muito honra todo o país, distingue culturalmente a região, mas contribui também para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano”.
Artigo revisto por Carolina Cacito
AUTORIA
Depois de integrar a maioria das secções da revista, a Mariana ficou encarregue de incumbir esta paixão aos restantes membros. O gosto pela escrita esteve desde sempre presente no seu percurso e a licenciatura em Jornalismo veio exacerbar isso mesmo. Enquanto descobre aquilo que quer para o futuro, vai experimentando de tudo um pouco.