Artes Visuais e Performativas

Celebrações do Dia Mundial do Teatro no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério

No dia 27 de março celebra-se o teatro a nível mundial e o Teatro-Estúdio Ildefonso Valério, situado em Alverca do Ribatejo, não podia ficar de fora. Em conjunto com as Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira e de Vila Nova de Gaia, criou uma agenda online para celebrar este dia através da plataforma digital “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério”.

No início do ano passado, a companhia de teatro Cegada foi forçada a fechar portas devido à pandemia mundial de COVID-19. No entanto, manteve contacto constante com o público, emitindo a sua programação artística através de plataformas digitais, tendo sido criado o “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério” para esse mesmo efeito.

Já este ano, a 15 de janeiro, a temporada da peça “Fronteira Fechada”, de Alves Redol, foi interrompida, mas a versão audiovisual desta criação, protagonizada por João Cabral e Susana Sá, já estava disponível ao público no portal da Área Metropolitana de Lisboa –Mural 18, e nas plataformas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.Mais tarde, em fevereiro, a companhia Cegada programou o primeiro ciclo de música através do Palco Virtual do TEIV, de 28 de fevereiro a 14 de março, emitido em direto, em parceria com a plataforma BOL. Este ciclo incluiu apresentações de Berg, Andrea Verdugo e Urze de Lume.

Este sábado, a companhia junta-se, como é habitual, às Celebrações do Dia Mundial do Teatro, promovido pela UNESCO anualmente, no “Palco Virtual do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério“, em Alverca do Ribatejo, e, em simultâneo, no Auditório Municipal de Gaia.

As celebrações são de acesso livre e têm como horário:

Palco Virtual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério em:

teivpalcovitual.bol.pt
www.facebook.com/cegadateatro

17:30 – Nota de boas-vindas e apresentação do painel de convidados

17:40 – Emissão da versão audiovisual da peça “Humidade”, de Bárbara Colio pela Companhia de Teatro de Braga

18:50 – Leitura da Mensagem da UNESCO e conversa aberta ao público online com os convidados presentes

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em:

https://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/fronteira-fechada-de-alves-redol/

21:00 – Emissão da peça “Fronteira Fechada” de Alves Redol

Os convidados confirmados, até agora, são André Laires, ator e intérprete da peça “Humidade”; Manuela Ralha, Vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Rui Dionísio, Diretor Artístico do Teatro Estúdio Ildefonso Valério; Rui Madeira, encenador e Diretor Artístico da Companhia de Teatro de Braga; e Solange Sá, intérprete na peça “Humidade”. As presenças a confirmar são: Dr. Fernando Paulo Ferreira, deputado à Assembleia da República, e Barbara Colio, dramaturga e autora da peça.

Aproveitem o final deste confinamento para pegarem num balde de pipocas, na vossa família e nas vossas melhores mantas e assistam a alguma peça neste dia tão especial, no quentinho das vossas casas!

Artigo escrito por Flávia Gomes

Artigo revisto por Maria Ponce Madeira

Avatar

Com uma paixão pelo Jornalismo desde 2016, decidiu começar a expressar-se através da escrita há pouco tempo. Ao escrever sente que as pessoas ficam a conhecer um pouco do seu pequeno mundo e também dos seus sentimentos. Com o curso de Jornalismo encontrou a sua vocação para o futuro e quer distribuir felicidade e conhecimento através dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *