7ª Arte,  Secções

Cine’Dicas: É Natal

Como todos nós sabemos, o Natal está a chegar! Imaginem-se no vosso sofá ou na vossa cama, quentinhos, com uma chávena de chocolate quente, pipocas (sempre presentes), e uma mantinha a aconchegar-vos, a ver um filme sobre esta maravilhosa época. Ora, para facilitar a escolha, deixo algumas sugestões de filmes natalinos:

Home Alone
Tradição é tradição e eu sou da opinião de que ver os filmes de “Sozinho em Casa” é uma tradição no Natal. Desde pequenina que me recordo de os ver, e além de me trazer lembranças da minha infância, estes filmes são uma animação! Agora já existe o “Sozinho em Casa” 2, 3 e 4, que dão seguimento à história. O primeiro e segundo filmes mantêm-se fiéis às personagens principais, mas os dois últimos já alteram as personagens e as famílias, tentando, no entanto, não alterar o conceito.

O filme gira em torno de Kevin (interpretado por Macaulay Culkin), uma criança reguila, que é esquecida ou perde-se (depende do filme) e acaba por ter que se desenrascar durante algum tempo sem os pais. A grande diversão começa quando Kevin prepara armadilhas para escapar dos bandidos que o querem apanhar.

O primeiro filme foi lançado em 1990, nos EUA, e todos os anos passa nos canais de televisão generalistas, que não se esquecem destes filmes. Recomendo toda esta “saga” a quem não a viu e até a quem já a conhece de trás para a frente (como eu).

How The Grinch Stole Christmas
Este é o título de um livro infantil escrito e publicado por Theodor Geisel, mais conhecido por Dr. Seuss, em 1957. A história começou a tornar-se conhecida tanto entre crianças como entre adultos e, em 2000, foi adaptada ao cinema.

Conta a lenda que existe uma criatura verde (Grinch) que vive no cimo de um vale e odeia o Natal. Todos os habitantes de Whoville tentam ignorar a existência de Grinch, exceto uma menina que acredita que todos merecem estar felizes no Natal. Uma história acaba por se desenvolver à volta destas duas personagens e de toda a vila de Who’s. É um filme que promete aquecer corações, até o de Grinch.

The Nightmare Before Christmas
Este é outro filme que pertence ao grupo dos “antigos”, mas que continua muito atual. Não tão conhecido como os anteriores, é um filme de animação americano, produzido por Tim Burton e lançado pela Disney em 1993. Conta uma história pouco comum de Jack, que vive na “Cidade do Halloween” e, acidentalmente, vai parar à “Cidade do Natal”. Repleto de acontecimentos estranhos, ele acaba por trazer a magia do Natal aos habitantes da sua cidade e ao seu coração.

The Polar Express
Lançado em 2004, The Polar Express retrata uma viagem de comboio que as crianças fazem na véspera do Natal, até ao Polo Norte. Com principal foco num menino, que acaba por ser o herói (interpretado por Josh Hutcherson) e que lidera diversos acontecimentos durante a viagem, esta jornada acaba por ser muito divertida.

O filme recebeu duas nomeações para os Globos de Ouro e venceu um Grammy, em 2006. Este filme também foi uma homenagem à memória de Michael Jeter, um ator que faleceu em 2003, tendo sido este o último filme em que participou.

Trata-se de uma história para quem acredita verdadeiramente na magia do Natal.

https://www.youtube.com/watch?v=ex_S7iOdTGg

A Christmas Carol
Talvez nem todos se recordem do filme pelo título, mas este é aquele filme em que há uma personagem que abomina a época natalícia e que, durante a noite de véspera de Natal, recebe uma visita de espíritos do Natal passado, presente e futuro. Digo personagem pois começou por ser apenas um livro escrito por Charles Dickens, em 1943, sendo adaptado para filme anos mais tarde. Conta também com inúmeras versões, principalmente infantis.

Considero este filme ideal para toda a família, especialmente pela história que é contada e pela lição que se retira no final.

Love Actually
Um pouco mais recente, este é um filme britânico cujo guião foi escrito por Richard Curtis, sendo lançado em 2003. É uma comédia romântica que conta a vida de diferentes personagens, em paralelo. Podemos ver como é a realidade de diferentes tipos de pessoas, com diferentes idades e profissões. O filme mostra como cada uma delas lida com o amor e como a época natalícia acaba por influenciar a sua vida amorosa e familiar. Acredito que foi feito, especialmente, para os apaixonados.

https://www.youtube.com/watch?v=_eCb8w8SRAk

The Holiday
Não podia deixar de comentar mais um filme que mostra como o amor está inteiramente relacionado com o Natal. Duas personagens, Amanda (Cameron Diaz) e Iris (Kate Winslet), que não se conhecem, estão fartas do rumo das suas vidas amorosas e decidem mudar de ares. Acabam por trocar de casas, ou seja, Amanda vai para a cabana de Iris, enquanto Iris muda-se para o casarão onde mora Amanda, na esperança de fugir do amor. O rumo da história segue diversos acontecimentos que, no fim, acabam por torná-las parte da mesma família, que celebra o Natal com a casa cheia.

Dos filmes aqui retratados, este é um dos mais recentes, sendo que foi lançado em 2006. Penso que ainda está presente nas nossas memórias, mas é sempre bom rever, até porque é uma bonita comédia romântica.

O que têm todos estes filmes em comum? Eu diria… O amor, a união, a partilha e, acima de tudo, a magia que nos faz acreditar. E, não esqueçamos, a comédia!

Bons filmes e um Feliz Natal!

Avatar

Veio da Ucrânia, é apaixonada por tudo o que considera fascinante, sonha em organizar eventos e escrever um livro. Não passa um dia sem ouvir música ou ver séries/filmes, e gosta de se expressar através da escrita. Neste momento, a sua prioridade é o curso de Publicidade e Marketing, um grande passo para alcançar os sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *