Cine’Dicas: Especial Estudantes
Nós, estudantes, precisamos muitas vezes de uma motivação para estudar alguma coisa que achamos aborrecida, fazer um trabalho sobre um tema que não apreciamos, ou até para irmos a uma aula teórica. Este mês é comemorado o dia Internacional do Estudante e, na minha opinião, por muito que nos queixemos, estudar e lutar para sermos alguém é corajoso e devemos valorizar-nos a nós mesmos. Cá vai a motivação para todos nós:
A Beautiful Mind
Um filme de 2001 que retrata a vida do matemático John Forbes Nash (interpretado por Russell Crowe), que luta, diariamente, contra a doença de esquizofrenia que lhe foi diagnosticada. Nem assim desiste de lutar contra as dificuldades do dia a dia e continuar a dedicar-se ao que já lhe deu muito prestígio: a matemática.
Freedom Writers
Um filme baseado em factos reais, inspirado em relatos reais do livro “The Freedom Writers Diaries”. Aqui o foco principal é a professora, Erin Gruwell (Hilary Swank), que aceita o desafio de dar aulas a alunos problemáticos e com diferentes crenças sociais e pessoais. A forma como a história se desenrola e a turma começa a tornar-se unida, apesar de tudo o que os diferencia, é mágico e inspirador. Inspirador ao ponto de me questionar se não devia, por vezes, adotar alguma destas técnicas para fazer trabalhos de grupo.
Precious
Deixo o aviso de que é um filme que contém cenas que poderão ferir a suscetibilidade de algumas pessoas. Porém, aborda o tema da escolaridade de uma forma muito interessante, e que é a realidade em muitos locais. Precious (Gabourey Sidibe) tem uma vida difícil, mas isso não a faz querer deixar de estudar. E esta força que se vê nela, deixa-me a mim, pessoalmente, bastante sensibilizada para esta questão. Devemos estudar por estarmos motivados para algo e não apenas porque nos obrigam. Sigam este filme como exemplo!
The Theory of Everything
Um filme conhecido e reconhecido por todos, e que merece ter destaque. Foi lançado nos cinemas em 2014 e conta a história verídica de Stephen Hawking. O protagonista do papel principal foi Eddie Redmayne e recebeu um Óscar e Globo de Ouro na categoria de “Melhor Ator Principal”. Este filme retrata a vida de Stephen, a quem foi diagnosticada a doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). O seu trágico diagnóstico não o demoveu na sua inspiração e empenho para criar a sua teoria, e é uma inspiradora história de sucesso para todos.
Depois de tantos filmes sobre escola, aulas e professores, acredito que a vossa vontade de estudar tenha ficado ainda menor. Mas isso é porque só leram sobre escola, mas, quando realmente virem algum destes filmes, acredito que poderão ter uma perspetiva diferente. O Dia Internacional do Estudante deve ser celebrado de uma forma positiva, e não apenas com recordações de todos os trabalhos que temos para fazer. Afinal, há sempre algo que nos motiva a estudar. Qual é a vossa motivação?
AUTORIA
Veio da Ucrânia, é apaixonada por tudo o que considera fascinante, sonha em organizar eventos e escrever um livro. Não passa um dia sem ouvir música ou ver séries/filmes, e gosta de se expressar através da escrita. Neste momento, a sua prioridade é o curso de Publicidade e Marketing, um grande passo para alcançar os sonhos.